26.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

‘Ucrânia segue firme’, diz presidente da Ucrânia ao ser aplaudido de pé no Congresso dos EUA

Ao final de seu discurso, Volodymyr Zelensky entregou uma bandeira da Ucrânia à vice-presidente americana Kamala Harris e à presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi

Por

Durante discurso no Congresso dos Estados Unidos na noite dessa quarta-feira, 21/12, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi aplaudido de pé por democratas e republicanos. Ele agradeceu a ajuda financeira e bélica dos americanos, e disse que ucranianos estão firmes na guerra imposta pela Rússia.

No final de sua fala, ele entregou uma bandeira da Ucrânia à vice-presidente americana Kamala Harris e à presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi.

Logo que foi anunciado para discursar, os congressistas americanos se levantaram e aplaudiram Zelensky.

“A Ucrânia permanece firme nas suas linhas e nunca vai se entregar”, disse o presidente ucraniano – que foi interrompido pelos aplausos dos congressistas. Agradeceu o apoio dos americanos. “O seu dinheiro, não é caridade. É um investimento na segurança global”, completou.

Joe Biden anunciou cerca de US$ 2 bilhões em assistência militar para a Ucrânia — o que incluirá uma bateria de mísseis Patriot —, disse uma autoridade dos EUA. A defesa aérea da Ucrânia foi fundamental para evitar que o exército obtivesse vantagem no conflito.

O presidente dos EUA também explicou que o país enviará mais de 374 milhões de dólares em ajuda humanitária à Ucrânia ainda hoje. O valor será dividido entre comida e assistência em dinheiro para mais de 1,5 milhão de ucranianos, além de “acesso a cuidados de saúde, água potável e ajuda para se manter aquecido no inverno” para mais de 2,5 milhões de moradores da Ucrânia.

Mais cedo, o porta-voz russo, Dmitry Peskov, disse que o fornecimento contínuo de armas ocidentais à Ucrânia levaria a um “aprofundamento” do conflito. O Kremlin afirmou nesta quarta-feira que não vê chance de negociações de paz com Kiev.

—-

Da Redação com informações do UOL

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -