Sim, talvez não seja necessário um antidepressivo… Talvez não seja relevante mais um peso com os dizeres “diagnóstico”. Você pode apenas estar triste e deve viver esse sentimento.
Não, não é depressão! Você perdeu um dos seus pais…chore e sinta essa dor. É uma dor digna e sinaliza o fim de uma relação inenarrável. Você perdeu seu herói ou heroína, por que não poderia chorar?! Chore…sinta a dor que é inevitável! Está tudo bem se sentir pequeno e indefeso, mas busque família e amigos para ter apoio.
Não, não precisa de um ansiolítico e de um antidepressivo. Foi apenas o fim de um “até que a morte os separe”. Só esqueceram de explicar que a tal morte é bem simbólica. Está tudo bem! São planos, são projetos que ruíram. Está tudo bem se sentir derrotado e derrotada por isso. Sua tristeza deve lhe promover novas perspectivas de futuro.
Homem chora e muito! Na verdade, todos choramos e chorar é terapêutico! E aqui não digo como uma forma de estimular a “tristeza alheia”, pelo contrário, digo para te lembrar que ainda somos humanos. Esqueça as “metas sobre metas” e abandone a regra que diz: “somos inabaláveis”, pura ilusão. Essa é a maior das mentiras. Quer ter saúde psicológica? Respeite a si mesmo e compreenda que até mesmo os erros podem ser degraus para o sucesso.
Não, você não está com depressão e tampouco precisa ter vergonha de viver seus sentimentos! A tristeza é um componente necessário para nosso desenvolvimento e não deixe que te roubem essa verdade. Você não é um ventríloquo motivacional e sim, um ser dotado de um Sistema Límbico bem primitivo.
Você não está depressivo…não deixe que teorias furadas e que a ganância de alguns poucos arruínem 3,5 bilhões de anos de evolução. Você tem um Límbico e nada e nem ninguém podem esconder essa verdade.
Por Rockson Pessoa – Psicólogo e Neuropsicólogo
E-mail: [email protected]
Instagram: @rocksonpessoa