O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) se tornou, mais uma vez, o Presidente da República nesse segundo turno das Eleições Gerais, ocorrido neste domingo, 30/10. Com mais de 98% das urnas apuradas, Lula já tem mais de 59 milhões de votos.
O adversário de Lula, o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem até então mais de 57 milhões de votos.
Com a vitória, Lula assume em janeiro de 2023 o terceiro mandato como presidente do Brasil. Ele governou o país durante dois mandatos, entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011.
Lula assumiu o posto após vencer as eleições de 2002, quando concorreu pela quarta vez ao cargo de presidente. Em 2006 concorreu e foi reeleito.
Em 2010, Lula trabalhou para eleger como sua sucessora a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O líder petista costurou uma aliança para que o PMDB indicasse o candidato à vice, e o escolhido pelo partido na época foi Michel Temer, que posteriormente virou também presidente da República.
Outras disputas – O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos para o candidato Fernando Collor de Mello.
Em 1994 e em 1998 Lula voltou a se candidatar para presidente da República, mas foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.
Em 2002, Lula concorreu pela quarta vez ao cargo de presidente da República, e no dia 27 de outubro de 2002, foi eleito pela primeira vez a Presidente da República.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis