Nesta quarta-feira, 26/10, o governador Wilson Lima (União Brasil) vistoriou, três frentes de obras do Anel Viário Sul, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. O projeto já alcança 85% dos trabalhos executados e tem investimento de R$ 136 milhões. Interligado ao Anel Leste, o complexo viário é a maior obra de mobilidade urbana de Manaus e vai aumentar a fluidez no trânsito, beneficiando moradores de toda a capital.
Wilson Lima ressaltou que cinco equipes de trabalho estão atuando simultaneamente nas obras para aproveitar o período de sol intenso.
“Para melhorar o trânsito, para melhorar a vida de quem passa por aqui. Aqui também vão passar as carretas que vão para o aeroporto, vai melhorar a vida de todo mundo. E é uma obra que há muito se esperava e finalmente o sonho está saindo do papel e se tornando realidade”, disse o governador.
Obras – As obras, que incluem uma ponte sobre a Cachoeira Alta, geram mais de 880 empregos. Entre os serviços está a duplicação da pista em 10,50 metros e a instalação de iluminação pública.
As cinco equipes de trabalho estão divididas em trechos distintos. No primeiro, próximo ao Clube da Aseel, estão sendo feitas drenagem e terraplanagem; no segundo, nas proximidades da Cachoeira Alta, os trabalhadores realizam drenagem superficial, sarjeta e meio fio.
O terceiro trecho, que fica próximo ao condomínio Villa Suíça, recebe serviços de base e sub-base no lado direito (sentido centro-bairro). Uma quarta equipe atua na drenagem e reforço do subleito próximo à empresa Pontual. E nos arredores da comunidade São Francisco está em execução à aplicação da segunda camada asfáltica.
Melhorias – O Anel Sul facilitará o acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O complexo inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na Avenida Santos Dumont.
“Na realidade, não vai haver trânsito nenhum, tudo liga muito rápido ao Centro, à zona Leste, esse complexo está sendo realmente nota 10. Tarumã-açu é um dos bairros mais nobres dentro da cidade de Manaus, eu tenho orgulho de fazer parte, como todos os moradores, e ninguém quer sair daqui, ainda mais agora com a obra que está beneficiando toda a nossa zona oeste”, disse Gênesis Gravetinho, uma das lideranças comunitárias da região.
Anel Leste – O projeto do Anel Leste está 36% executado e mais de 2 mil empregos gerados. Já foram executados 4,58 quilômetros de um total de 6,82. As obras incluem um viaduto de 54,60 metros, com um trevo e passagem em nível, compreendidas em quatro alças internas e quatro externas.
A duplicação conta com pistas que totalizam 10,80 metros de largura com três faixas para cada sentido. Também haverá uma ciclovia de 5,6 quilômetros no entorno da Reserva Adolpho Ducke e 22 baias para paradas de ônibus.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/ Secom