Dos 62 munícipios do Amazonas o atual governador do Estado e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), que no 1º turno das eleições recebeu mais 819 mil votos, tem o apoio de 43 prefeitos. Uma aliança considerada importante que tem, inclusive, “arrastado” alguns aliados políticos que eram da base de seu concorrente no segundo turno, Eduardo Braga (MDB).
Mas de um modo geral, o que essas alianças podem representar e agregar na campanha eleitoral dos candidatos? Alguns especialistas citam que tanto a firmação do apoio ou a troca, como aconteceu em alguns casos, fortalece não só a relação entre Prefeitura e Governo, como também influencia no voto dos eleitores dos prefeitos e políticos em questão.
“O principal ponto da eleição agora no segundo turno, foi à diferença de votos que aconteceu no primeiro turno. O candidato Wilson Lima, atual governador que está trabalhando pela eleição, obteve um pouco mais de 400 mil votos do que o Eduardo Braga. Teve um ótimo desempenho no interior e um bom desempenho na capital. O maior desafio do Eduardo Braga hoje é congregar força suficiente para reverter à eleição no interior e na capital, porém quando forças políticas e lideranças congregam e se juntam, por exemplo, a candidatura do governador Wilson Lima, isso dificulta muito para o candidato Eduardo Braga. Porque são lideranças que vão influenciar no voto”, explicou o pesquisador e diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa.
Barbosa destacou, ainda, além da diferença bem expressiva de votos entre os candidatos e o fortalecimento desses apoios, foi o que as pesquisas têm apontado nesse cenário.
“De acordo com a pesquisa da Pontual, publicada na sexta-feira, o candidato Wilson Lima alcançou 58% dos votos válidos, e o Eduardo Braga 42%, ou seja, a gente já encontra, de acordo com a pesquisa, uma liderança de 16 pontos percentuais para o candidato Wilson Lima, configurando assim uma situação muito difícil para o candidato Eduardo Braga”, destacou.
Apoio prefeitos – O atual governador tem, até então, os apoios formalizados de prefeitos de 43 munícipios. Sendo: Alvarães; Amaturá; Anamã; Apuí; Atalaia do Norte; Autazes; Barreirinha; Beruri; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Borba; Caapiranga; Canutama; Coari; Codajás; Envira; Guajará; Humaitá; Iranduba; Japurá; Juruá; Jutaí; Manaus; Manicoré; Maraã; Maués; Nhamundá; Novo Airão; Novo Aripuanã; Pauini; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Santa Isabel do Rio Negro; São Paulo de Olivença; São Sebastião do Uatumã; Tapauá; Tefé; Tonantins; Uarini; Urucará; Urucurituba; Anori, e Silves.
Em boa parte desses municípios, Lima foi o mais votado ao cargo de governador do Estado no primeiro turno das eleições, no último dia 6 de outubro.
Além do apoio dos prefeitos, – alguns deles que no primeiro turno apoiavam seu adversário, como os prefeitos de Silves e Anori, Raimundo Paulino e Reginaldo Nazaré, respectivamente -, o governador Wilson Lima também conta com apoio de deputadas e deputados estaduais eleitos e reeleitos. Entre os quais os cinco mais votados na eleição deste ano, sendo eles: Roberto Cidade (União Brasil), Joana Darc (União Brasil), Felipe Souza (Patriota), Alessandra Campelo (PSC) e Abdala Fraxe (Avante).
Apoio de pescadores – No último sábado, 8/10, representantes da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca-AM), Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (Fesinpeam) e Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM), que juntas reúnem 174 mil filiados, confirmaram apoio à reeleição de Wilson Lima para o Governo do Amazonas.
O apoio é mais um atribuído na primeira semana de campanha para o 2º turno do candidato. Na última sexta-feira, 7/10, o deputado estadual eleito com mais de 20,8 mil votos, Rosenha (PMB), declarou apoio ao atual governador do Amazonas. No primeiro 1º turno ele apoiou Amazonino Mendes (Cidadania).
Também apoiador de Amazonino no 1º turno, o segundo candidato para o cargo de deputado federal mais votado da Federação PSDB/Cidadania, com 14,8 mil votos, Israel Paulain, também declarou apoio a Wilson Lima na semana passada.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis