26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

‘A política ainda é muito hostil para as mulheres’, diz Joana Darc ao O Convergente

Durante a entrevista, no quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, dessa segunda-feira, 10/10, a deputada Joana Darc, também falou sobre a importância dos mais de 87 mil votos que recebeu no primeiro turno das eleições deste ano. O que a tornou a deputada estadual eleita com o maior número de votos no Amazonas

Por

“Eu sempre tive a convicção que esse trabalho seria aprovado. O que eu não imaginava é que isso seria em 87.182 mil votos. Isso, nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar”, diz deputada reeleita Joana Darc (União Brasil), durante o quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, dessa segunda-feira, 10/10.

A fala da parlamentar fez referência ao número de votos que recebeu no primeiro turno das eleições deste ano, ocorrido no dia 2 de outubro. O que a tornou a primeira mulher eleita deputada estadual com o maior número de votos no Amazonas.

“Eu estou muito feliz, muito alegre. Muito incentivada, empoderada. Porque isso é um reflexo de um trabalho de todo o mandato. Mas também um reflexo de que as causas que a gente representa são causas que merecem representatividade e o povo do Amazonas está hoje reconhecendo isso”, completou a deputada ao falar sobre sua votação expressiva.

“Quando a gente trabalha não tem fórmula mágica. Dinheiro pode ganhar eleição. Estrutura pode ganhar uma eleição. Fundo partidário pode ganhar uma eleição. Você ser filho de um político ou de uma família tradicional de político pode te ajudar a ganhar uma eleição. Mas tem uma coisa que não falha: é o trabalho, as sementes que você planta no decorrer do seu trabalho”, completou ela ao fazer referências a diversas ações e feitos durante seu primeiro mandato na assembleia legislativa do Amazonas (Aleam).

Ataques e críticas – No decorrer da entrevista a parlamentar destacou alguns ataques que sofreu ao entrar na política, os desafios e as críticas que recebeu antes de ser eleita deputada estadual, principalmente em função de uma de suas bandeiras, que é a causa animal.

“Quando você se torna uma pessoa pública, e principalmente quando você desenvolve um trabalho em que você se posiciona e é uma voz ativa, você sempre vai ser alvo de críticas. E a política ainda é muito hostil para as mulheres. Então quando veem uma mulher com esse perfil, combativa, de se posicionar, de não ficar calada, de retrucar. A gente vê que as pessoas não estão acostumadas. Principalmente no meio político. E aí você acaba sendo alvo de ataques”, opinou a deputada.

Reeleição – Joana Darc, quem em janeiro de 2023 assume seu segundo mandato na Aleam, também falou sobre as dificuldades enfrentadas em seu primeiro mandato, bem como os desafios de fazer campanha para uma reeleição.

“Uma reeleição sempre tem um peso maior. Porque até então eu nunca tinha vindo para uma reeleição. E a reeleição é o seguinte: ou as pessoas aprovam ou elas desaprovam o seu trabalho. E eu tinha sim um medo”, pontuou a deputada ao destacar ataques relacionados a algumas atuações na Aleam e o combate de muitas notícias falsas com o seu nome.

Produtividade – A parlamentar além de falar sobre uma das bandeiras que defende, que é a causa animal, falou sobre outros projetos que já fez e tem voltados para outras bandeiras que também defende.

“O nosso mandato ele é de resultados. Eu sou a deputada mais produtiva dos últimos quatro anos da Assembleia Legislativa. Durante todo o mandato eu sou a número 1 em atividade parlamentar. Infelizmente não noticiam isso, são poucos. Vocês foram um dos poucos que noticiaram isso. E aí em que isso reflete? Reflete que a mulher tem um potencial muito grande. E não só na política, no trabalho”, destacou.

No decorrer da entrevista Joana Darc falou ainda sobre as ações feitas em seu mandato, que levaram, junto com parcerias, como a do governador Wilson Lima (União Brasil), a construção do primeiro hospital veterinário do Estado, além de outros feitos voltados para as causas em defesa das mulheres e pessoas com deficiência.

Confira a íntegra da entrevista:

Veja algumas fotos da entrevista:

— —

Por Izabel Guedes

Fotos e vídeo: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -