A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi reeleita nesse domingo, 2/10, para dar continuidade ao seu mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por mais quatro anos (2023-2026). Com 87.182 mil votos, a parlamentar consagrou-se como uma forte parlamentar e escreveu seu nome na história política do Estado, sendo a mulher mais bem votada de todas as eleições.
Vitória – Após a apuração, a deputada reeleita participou de coletiva junto com o candidato à reeleição, governador Wilson Lima (União Brasil), e falou com exclusividade ao O Convergente sobre a felicidade de ser a primeira mulher mais bem votada em todo o Amazonas e o quanto trabalhou em prol da população para este resultado.
“Motivo de muito orgulho. Eu sou hoje a mulher mais votada da história do Estado do Amazonas. Isso não é uma vitória pessoal, isso é uma história da nossa representatividade, da voz da mulher, da ocupação do espaço das mulheres, da causa animal, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, da pessoa idosa e de todas aquelas causas que a gente tem dado voz lá na Assembleia Legislativa”, comemorou.
Ainda ao falar desta conquista, a parlamentar se mostrava muito feliz. Joana Darc também falou do empenho que vai ter para o segundo turno para reeleger o atual governador.
“Eu estou muito feliz porque é sinônimo de muito trabalho, eu sou a deputada mais produtiva de todos os quatro anos desse mandato da Assembleia Legislativa, e isso graças a Deus refletiu nas urnas, então eu estou muito orgulhosa e estou muito grata a todas aquelas pessoas que acreditaram na gente, que deram o seu voto em mim, e agora a nossa luta é para que a gente possa reeleger o nosso governador Wilson Lima”, comentou.
Novos projetos – Joana também prospectou seus próximos quatro anos na Aleam e que vai trabalhar ainda mais para as causas sociais e pelo Estado do Amazonas.
“Com certeza muito trabalho, muita representatividade, nós queremos continuar mantendo essa posição de ser a mais produtiva da Assembleia Legislativa, trazendo bons projetos, destinando recursos de emenda parlamentar para projetos sociais e fazendo a diferença sendo a voz da mulher, mostrando que as mulheres têm representatividade”, enfatizou a deputada estadual Joana Darc.
Bancada feminina na Aleam – Além de Joana Darc, a 19ª Legislatura conta com as deputadas Therezinha Ruiz, Alessandra Campêlo, Nejmi Aziz e Dra. Mayara Pinheiro. A partir de 2023, a bancada feminina na Casa permanecerá com a mesma quantidade de mulheres no Parlamento, mas com a chegada de duas novas mulheres, Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL).
—
Por Edilânea Souza
Foto: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis