O ex-governador do Amazonas e senador Omar Aziz (PSD) foi o escolhido, mais uma vez, pelos eleitores do Amazonas para representar o Estado em Brasília. Com a vitória, adquirida por meio dos mais de 749 mil votos, decidida neste domingo, 2/10, o parlamentar se reelegeu e fica no cargo pelos próximos oito anos.
A reeleição de Aziz ocorreu após uma disputa acirrada com o candidato do Partido Liberal (PL), Coronel Menezes, que está, até o momento, com mais de 729 mil votos. Os dois disputaram voto a voto o cargo. Além de Menezes, O senador disputou a única vaga disponível para o cargo nas eleições deste ano com mais cinco candidatos.
Com a vitória, Omar Aziz assume o novo mandato em janeiro de 2023 e deve ficar no cargo até 2030. No Senado ele volta a compor a bancada do amazonas, que tem atualmente o senador Eduardo Braga, que disputou o Governo do Amazonas nas eleições deste ano (aqui pode mudar conforme o resultado do governo) e o senador Plinio Valério (PSDB). Os mandatos de Plínio e Braga são válidos até 2027.
Perfil – Com a reeleição, o senador vai para o seu segundo mandato no cargo. Isso porque Omar Aziz foi eleito ao Senado Federal em janeiro de 2015, com 58,51% dos votos, nas eleições de 2014.
Antes de ir para o Senado, Aziz, que já foi vereador de Manaus, deputado estadual, vice-prefeito e vice-governador, esteve à frente do Governo do Amazonas, sendo o mais votado da história do Estado, com 63,9% do total de votos, nas eleições de 2010.
Em 2014, foi eleito senador pelo Amazonas, com aproximadamente 930 mil votos, cargo que ocupa até os dias atuais. No Senado, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, líder do PSD e presidente da CPI da Pandemia.
Atualmente é o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional e presidente da Comissão de Segurança Pública.
— —
Da Redação
Foto: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis