A fim de apresentar o plano de governo para o funcionalismo público do estado, a candidata ao governo de Roraima, Teresa Surita (MDB) e o candidato ao Senado Federal, Romero Jucá (MDB), se reuniram com representantes de diversos sindicatos do estado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep).
“Esse é um momento democrático, onde pudemos ouvir as propostas da Teresa. Sabemos da sua capacidade de gestão, do seu trabalho, da sua honestidade e da sua força de vontade para fazer Roraima ser bem melhor”, disse o presidente do Sindsep, Gilberto Rosa.
Teresa Surita garantiu, portanto, que da mesma maneira que fez na Prefeitura de Boa Vista, a partir do primeiro dia de governo terá um compromisso de valorização e priorização dos servidores de carreira, como também buscará valorizar o trabalho técnico dentro de cada secretaria do estado.
Na ocasião, a candidata destacou ainda que as secretarias receberão investimentos em equipamentos e condições adequadas de trabalho e os servidores terão capacitações e formação continuada, visando a excelência no serviço público.
Romero Jucá, candidato ao Senado, garantiu lutar em Brasília por mais condições aos servidores públicos do estado.
“Vamos trabalhar, Teresa no governo e eu no Senado, para colocar Roraima novamente em cenário nacional e modernizar o funcionalismo público, visando dar garantias para que o estado possa ter servidores valorizados, capacitados, com seus direitos respeitados e em parceria com os sindicatos”, afirmou Jucá.
Educação – Questionada sobre quais investimentos faria na educação, Teresa Surita reafirmou o compromisso de cuidar das pessoas.
“Quero trabalhar nos municípios a primeira infância assim como fiz em Boa Vista. Quero trabalhar em parceria com as prefeituras. A educação precisa ser igual para todos, na capital, no interior, na área indígena. Quero dar condições de ter um ensino tecnológico de qualidade para todo estado”, disse.
Surita anunciou ainda a criação de Centros de Idiomas no estado, de Centros de Tecnologia, escolas onde os jovens descubram suas vocações e possam buscar o empreendedorismo, criação do clube de leituras e escritores para incentivar os jovens a ler e escrever.
“Vamos cuidar da educação desde a primeira infância, garantindo acompanhamento e acesso até as universidades, que hoje infelizmente estão fechadas no interior”.
Outros investimentos pontuados para a educação foram: fardamentos gratuitos para todos os alunos, em especial nas escolas militarizadas, professores melhores remunerados, implantação da meritocracia, valorização os professores, com capacitação, recuperação das escolas indígenas mantendo a língua materna, ampliação da rede de ensino.
Sobre o campo – Questionada sobre a área rural, a candidata afirmou que investirá no campo para que as pessoas vejam que vale a pena ficar no campo, dando apoio às famílias, investindo nas estradas, nas escolas, gerando emprego e renda.
Teresa Surita garantiu que os jovens serão assistidos, a agricultura familiar fortalecida, e que fará investimento no empreendedorismo rural.
“O que fiz em Boa Vista é um exemplo do que a gente pode fazer no Estado. Vou garantir assistência técnica de verdade, porque não se produz sem assistência técnica. A discussão nessa área tem que ser técnica e não política”, frisou.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação