O advogado Ariovaldo Moreira, que defender Walter Delgatti, disse que participantes da Campanha de Bolsonaro como o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontraram com o hacker para saber sua opinião a respeito da segurança das urnas eletrônicas. O encontro ocorreu na terça-feira, 9/8.
O hacker foi o responsável pela “vaza jato”, que acessou contas do aplicativo de mensagens Telegram usadas por autoridades. Ele chegou a ser preso em 2019 e está em liberdade.
A deputada federal Carla Zambelli confirmou ter se encontrado com o hacker da “vaza jato”. “Estou em contato com ele”, disse a deputada que, se segundo informações divulgadas aos G1 teria inclusive, levado Delgatti para um encontro com Bolsonaro nesta quarta, 10/8. Zambelli e a assessoria de Bolsonaro negam.
Procurada, Zambeli disse: “Nego (sobre encontro com Bolsonaro), mas confirmo que estive com ele (Delgatti)”.
Prisão e liberação – Walter Delgatti foi preso em julho de 2019, durante a Operação Spoofing, que desarticulou uma “organização criminosa que praticava crimes cibernéticos”, segundo a Polícia Federal. As investigações apontaram que o grupo acessou contas do aplicativo de mensagens Telegram usadas por autoridades.