Durante o debate com candidatos ao Governo do Amazonas, realizado na noite deste domingo, 7/8, pela TV Band Amazonas, ao serem questionados sobre as propostas para encararem o garimpo ilegal no Estado, os candidatos Amazonino Mendes (Cidadania) e Henrique Oliveira (Podemos) trocaram farpas.
Na ocasião, Henrique Oliveira, além de alfinetar o candidato Eduardo Braga (MDB) dizendo que o mesmo ao longo de mais de 20 anos de mandatos, tanto no Poder Executivo como no Legislativo, não fez nada para legalizar o garimpo no Estado, ainda pediu para Amazonino Mendes “soltar a bola”.
“Meu velho ‘Negão’, não quero destruir nenhum tipo de biografia, mas tá na hora de soltar a bola, Negão. Solta a bola, deixa os outros jogarem. É isso que a gente precisa!”, disse Oliveira, que já foi vice-governador do Amazonas.
Em resposta, Amazonino Mendes disse que repudiava o comentário de Henrique Oliveira dizendo que ele tinha sido afastado do cargo de vice-governador pela Justiça e lamentou estar “perdendo o tempo dele” respondendo a Oliveira.
“Honestamente, com sentimento eu repudio o seu comportamento. Você gratuitamente, sem responder objetivamente as perguntas que foram feitas, fala contra mim e a outro candidato também. Você foi afastado pela Justiça, o povo lhe deu oportunidade de vice-governança, você foi afastado. Eu acho que você tem que ter mais respeito com quem fez a UEA, hospitais, que sempre honrou os seus mandatos e seus governos. Eu acho que isso não tá correto. Eu lamento tá perdendo meu tempo em tá te respondendo. Eu acho que você, honestamente, a serviço”, respondeu Amazonino.
Henrique Oliveira respondeu dizendo que tinha respondido a pergunta e que e destacou que é favor que garimpo seja legal no Estado.
“Governador, eu tenho maior admiração pelo senhor. Eu fico triste quando o senhor faz comentários como esse. O José Melo que foi afastado, que eu fui convidado por ele para ser vice-governador, ele foi três vezes secretário de Educação do senhor. Ele foi secretário de governo do Eduardo Braga. Ele foi vice-governador do Omar Aziz. Aí a culpa de tudo do Melo cai no meu colo. Eu respondi sim a pergunta em relação ao minério, ao ouro. Eu acho importantíssimo que o próximo governador tenha um diálogo com o presidente, acabar com essa questão do garimpo ilegal. O garimpo tem que ser legal!”, concluiu Henrique Oliveira.
—–
Da Redação
Foto: Reprodução / Internet