O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), vistoriou, na manhã dessa quarta-feira, 21/7, os trabalhos de ajustes finais para a reabertura do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic+) Josephina de Mello, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. A unidade volta a funcionar já nesta sexta-feira, 22/7, oferecendo novas especialidades pediátricas e atendendo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.
A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos.
Com a reestruturação, a unidade passa a atender oito especialidades clínicas, conforme explicou o governador.
“A unidade não se chama Caic+ porque a gente amplia a estrutura, por conta da reforma e sim porque aumentamos a nossa capacidade de atendimento, saindo de uma especialidade, a pediatria, para oito especialidades. Além disso, também ampliamos a capacidade para 3,3 mil atendimentos”, destacou o governador.
O Caic+ Josephina de Mello será a 5ª unidades reformada e reaberta por Wilson Lima com ampliação da carta de serviços e da faixa etária do público a ser atendido. Com a implantação da atenção ambulatorial especializada nas cinco unidades, serão ofertadas na rede pública de saúde, cerca de 9,6 mil consultas por mês, sendo 3,2 mil em pediatria geral e mais de 6,4 mil outras especializadas.
Para a revitalização do Caic+ Josephina de Mello, incluindo a reforma e mobiliário, foram investidos R$ 950.294,77.
A unidade funcionará das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira. A ampliação da faixa etária de atendimento de 14 para 17 anos e serviços oferecidos, são resultados de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela SES-AM.
Novos serviços – Entre as especialidades médicas, o Caic+ vai ofertar consultas em pediatria, infectologia, nutrologia, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, enfermagem e serviço social, além de exames e serviços básicos como imunização e distribuição de medicamentos.
A unidade terá capacidade para realizar mais de 3,3 mil consultas por mês, sendo 1,3 mil de atendimentos com especialidades médicas e cerca de 2 mil consultas com outros serviços.
“Este governo está inaugurando o 5º Caic em seis meses, totalmente reformado. A reforma não é só estrutural, construir consultórios novos, é justamente uma reforma do conceito”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.
Acesso – O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.
É importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.
Outras unidades – Em janeiro deste ano, foi reinaugurado o Caic+ Ana Braga, a primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada. Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%.
Em março, foi entregue o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores da zona oeste. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro da Compensa, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.
O Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte da capital, foi a terceira unidade do tipo a ser reinaugurada. A unidade passou por revitalização, recebeu novas especialidades médicas e foi entregue em abril.
Já em junho, foi a vez do Caic+ Dr. Afrânio Soares ser reinaugurado no bairro Parque 10, zona centro-sul da capital. Com a reabertura, a unidade passou a ofertar atendimentos em endocrinologia, neonatologia, reumatologia e nutrologia, além da pediatria.
—
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação