25.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 3, 2024

Médico indígena, Israel Tuyuka, entra na disputa pela pré-candidatura ao Governo do Amazonas pelo PSol

Médico indígena Israel Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira, disputará as prévias do partido junto com Marcelo Amil e Herbert Amazonas. A informação foi confirmada pela presidente do diretório estadual do partido, Rosilane Almeida, ao Portal O Convergente

Por

Faltando menos de três meses para as eleições, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) ainda irá realizar prévias para decidir o nome que irá lançar para disputar o cargo ao Governo do Amazonas pela sigla. Além do advogado Marcelo Amil e do servidor público federal Herbert Amazonas, entra na disputa pela vaga o médico indígena Israel Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira.

A informação foi confirmada ao O Convergente, na manhã desta terça-feira, 19/7, pela presidente do diretório estadual do partido, Rosilane Almeida. Segundo ela, o nome do médico indígena surgiu após o episódio do tumulto que marcou uma das reuniões das prévias, no último dia 2 de julho, onde seria deliberado com a liderança nacional e filiados do PSol para a indicação dos nomes dos pré-candidatos para os cargos de governador e vice pela legenda.

“Após o episódio do tumulto, por conta do tempo, agora vamos fazer a convenção porque surgiu o nome de outro postulante. O médico indígena Israel Tuyuka. Ele está filiado [ao partido] regularmente”, afirmou a presidente do diretório estadual do PSol.

Rosilane Almeida destacou, ainda, que o nome de Tuyuka estava lançado na nominata da sigla para concorrer ao Senado Federal. Porém, no dia 16 deste mês, o diretório resolveu lançar a candidatura do médico indígena para o Governo do Estado. “Agora, nós temos três nomes lançados: Marcelo Amil, Herbert Amazonas e Israel Tuyuka. Já mandamos o edital e eles irão se inscrever novamente, inscrever a chapa deles, pois estão aptos a concorrer”, confirmou.

Ainda segundo a presidente do PSol, o professor Jevaldo Silva, que em junho teve seu nome anunciado pelo partido como pré-candidato ao Governo, não se posicionou quanto a sua candidatura junto ao diretório de pré-candidatos até o presente momento. “Acredito que ele [Jevaldo] irá se inscrever também e irá para a convenção”, disse Rosilane Almeida.

Substituição – Ainda segundo Rosilane Almeida, após a repercussão do tumulto ocorrido na escolha dos nomes que disputariam ao Governo do Amazonas, a sigla conferiu oficialmente, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da lista de filiados ao partido, que o nome da advogada Natália Demes não constava na lista.

“Recebemos informações de que ela [Natália Demes] seria filiada do PSol em Curitiba. E a gente sabe muito bem que, pelas leis da legislação eleitoral, ela não poderá concorrer ao cargo pelo Governo do Amazonas”, frisou Rosilane Almeida.

A substituição de Natália Demes também foi confirmada por ela, por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, onde explicou que foi “voto vencido” na renúncia à corrida pelo Governo do Amazonas, mas manifestou apoio ao novo nome adotado pela legenda.

Na ocasião, Demes afirmou que foi uma pré-campanha muito tumultuada, onde “as mulheres foram muito atacadas”, porém, negou que tenha sido desvinculada do partido. Sem citar nomes, a advogada criticou adversários que, segundo ela, teriam se filiado à sigla “apenas para concorrer às eleições” deste ano.

Convenção da sigla – Com a legítima escolha dos filiados como pré-candidatos, a presidente do diretório estadual do PSOL corroborou que a convenção partidária está marcada para ocorrer no dia 31 de julho, a partir das 15h, na sede do Sulamérica Esporte Clube, situado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.

—-

Por Narel Desiree
Fotos: Reprodução | Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -