26.3 C
Manaus
segunda-feira, novembro 25, 2024

Simone Tebet deverá ser anunciada como candidata à Presidência da República pelo MDB no próximo dia 27/7

Sigla optou pelo formato de convenção partidária on-line, alegando que um evento presencial custaria por volta de R$ 1,5 milhão, e que prefere investir esse valor em outras frentes, como nas redes sociais

Por

O Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anunciou, nessa sexta-feira, 15/7, que realizará convenção partidária em formato virtual, no próximo dia 27 de julho, e a expectativa da legenda é que o nome da pré-candidata à Presidência da República, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), seja confirmado durante a convenção e que ela siga na disputa pelo Planalto, uma vez que vem crescendo nas pesquisas.

O MDB justifica a decisão como parte da estratégia de comunicação da campanha. A ideia é que um evento presencial para a convenção gastaria ao menos R$ 1,5 milhão e o MDB prefere gastar recursos em outras frentes, como em redes sociais. Tebet tenta se fazer conhecer pelo eleitorado para subir nas pesquisas.

Outro argumento usado pelo MDB, é o de consenso em torno do nome da senadora. Além disso, há a possibilidade de se fazer um evento maior, presencial, mas com os outros partidos da aliança: PSDB e Cidadania.

O nome da congressista foi lançado como pré-candidata do partido por unanimidade e os integrantes do partido mais próximos ao ex-presidente Lula não teriam força para barrar Tebet na convenção.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com integrantes do MDB de 10 Estados na próxima segunda-feira, 18/7, em São Paulo para selar o apoio do grupo à candidatura presidencial do petista. O movimento, entretanto, não é visto como um risco pelo MDB Nacional para a confirmação da candidatura de Tebet.

A explicação é que, mesmo que sejam mais de 1/3 dos Estados do país, eles não têm essa proporção de votos na convenção, que leva em consideração outros critérios para dar peso a cada diretório.

Outro ponto a ser considerado é um acordo no MDB para que o diretório nacional não interfira nos acordos regionais e nos Estados, mesmo os contrários à candidatura de Tebet, não se manifestem contra seu nome na convenção.

A cúpula do MDB minimiza a ida de integrantes desses Estados ao encontro de Lula. O impacto seria o de uma foto dos emedebistas com o petista, mas a falta de apoio destes já era previsível e que o acordo nacional será cumprido sem maiores solavancos.

“Tebet em alta” – A campanha de Simone Tebet publicou nessa terça-feira 12/7 um vídeo comemorando o crescimento da emedebista nas pesquisas de intenção de voto. Tebet tem 4%, segundo pesquisa BTG/FSB divulgada na segunda-feira, 11/7. “Nossa pré-candidatura cresce e tem mais apoiadores a cada dia”, publicou a equipe da senadora. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto nas eleições, de acordo com o levantamento. O petista é seguido pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), que marca 32%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 8 a 10 de julho de 2022 e está registrada no TSE sob o número BR-09292/2022.

 

Da Redação com informações do Poder360

Foto: Foto: José Cruz / Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -