25.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 3, 2024

Ouvidor-geral do TCE-AM, Josué Neto troca experiências com representantes de Tribunais de Contas em São Paulo

No estado, Josué Neto visitou os Tribunais de Contas do Estado e do Município de São Paulo. As reuniões com as equipes técnicas das Cortes serviram para trocar experiências que busquem a aproximação dos Tribunais com a sociedade

Por

Tratando sobre medidas que os tribunais de contas de todo o Brasil podem adotar para aproximar ainda mais a população da Corte de Contas, o conselheiro e ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, esteve nesta semana na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) onde foi recebido pelo conselheiro-presidente daquele TCE, Dimas Ramalho.

Além de visitar o TCE-SP, Josué Neto, também visitou o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). Na ocasião do encontro, ocorrido nesta quinta-feira, 7/7, o ouvidor foi recebido pelo presidente da instituição, conselheiro João Antonio da Silva Filho, pelo ouvidor, Dirceu de Oliveira Mendes, e de outros técnicos do Tribunal.

Os técnicos apresentaram as ações relacionadas à ouvidoria do TCM-SP, fundada em 2014. Um dos projetos apresentados foi o programa “Cidadania em Contas”, em que os servidores visitam regiões da cidade apresentando os trabalhos realizados pela Corte de Contas municipal.

As visitas, segundo o conselheiro-ouvidor, são de suma importância para um bom funcionamento das ouvidorias. “A Ouvidoria é um braço estendido de qualquer instituição para estabelecer o contato direto com a sociedade, para que ela participe por meio das reclamações, das denúncias, das informações, para que possamos cada vez mais fiscalizar e fazer com que os recursos públicos sejam utilizados da forma correta e dentro da prioridade do momento”, destacou Josué.

No TCE – Josué Neto, que é ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em março do ano passado.

Na ocasião ele assumiu a vaga no TCE-AM a partir da vacância do cargo de conselheiro no lugar de Josué Cláudio de Souza Filho, seu pai, que deixou a Corte de Contas em decorrência da aposentadoria compulsória.

Ainda no ano passado, Josué Neto, que é o mais jovem conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, tomou posse como ouvidor-geral da Corte de Contas do Estado para o biênio de 2022 a 2023. Ele foi eleito para o cargo no último em novembro de 2021, quando foi escolhido o novo corpo diretivo do TCE-AM.

Experiência – Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Josué Neto foi eleito vereador de Manaus em 2005 e, durante o mandato em 2006, foi eleito como deputado estadual, permanecendo no cargo por quatro mandatos.

Na Aleam, atuou como 2º secretário, corregedor, vice-líder do Governo, 3º vice-presidente e, por três vezes, presidiu a Casa Legislativa do Amazonas, nos biênios de 2013 e 2014, 2015 e 2016, e 2019 e 2020.

— —

Da Redação com informações da assessoria

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -