O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) poderá definir neste sábado, 2/7, o nome dos pré-candidatos a governador e vice-governador do Amazonas para disputar as eleições deste ano pela sigla. A decisão pode ser que aconteça durante o Debate Amplo com os filiados, previsto para iniciar às 15h, no Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus. Ao todo, quatro nomes disputam as prévias do partido para a escolha dos seus representantes ao cargo majoritário.
Entre os nomes que surgiram inscritos nas prévias estão o de Marcelo Amil, que já havia anunciado anteriormente que iria representar a sigla na disputa ao Governo do Estado; Hebert Amazonas; Natália Demes, e do professor Jevaldo Silva, que também já tinha o nome anunciado pelo Psol como pré-candidato ao Governo.
No documento de convocação do Debate Amplo, a presidenta estadual do Psol, Rosilane Almeida, informa que o chamamento foi uma decisão da executiva nacional.
“Recebi uma resolução da Nacional para através de um debate amplo, com a militância do partido no Estado, decidissem se a escolha fosse através de prévias ou conferência. Dessa forma será cumprido conforme edital. Após a decisão, será submetido às instâncias internas”, disse Rosilane.
Nomes – A definição de um nome do Psol no Amazonas acontece em meio a conflitos quanto aos prazos de inscrição dos candidatos. Até a data limite para as inscrições, só apareciam dois nomes, o de Marcelo Amil e de Hebert Amazonas.
Ao Portal O Convergente a pré-candidata Natália Demes disse que já havia posto seu nome como opção desde maio, porém somente em junho é que teve a publicidade.
“Eu anunciei meu nome em uma reunião entre as forças do Psol no início de maio, mas a publicidade só se deu em junho. No caso, minha pré-candidatura conta com apoio das seguintes tendências do Psol Amazonas: Primavera Socialista, Ação Popular Socialista, Movimento Esquerda Socialista e Ação Popular Socialista. A Fortalecer o Psol lançou outro pré-candidato ao governo”, disse Natália.
Anteriormente, Marcelo Amil já havia anunciado seu nome como pré-candidato a sigla e disse que as prévias do Psol é uma decisão democrática.
“Tenho certeza que qualquer que seja o resultado dessas prévias, o Psol sairá maior e dando aula de decisão democrática, ouvindo a base: o povo. Estaremos diante de uma discussão que envolve todos membros do Psol, de forças que vão se alinhando, buscando um caminho comum para que se entenda qual o caminho que iremos seguir juntos nessa eleição”, destacou Amil na ocasião.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação