O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira, 27/6, a nomeação de Caio Paes de Andrade para ocupar uma das cadeiras do colegiado. Para o cargo de conselheiro, ele venceu por 8 votos a favor e dois contra. Para presidente, venceu por sete a favor e três contra, de acordo com fontes.
A reunião do conselho começou na manhã desta segunda-feira,27, após o nome de Paes de Andrade receber aval positivo do Comitê de Elegibilidade (Celeg).
O novo presidente da Petrobras assume com a tarefa de acalmar os ânimos de políticos e da sociedade civil por conta de sucessivos aumentos no preço dos combustíveis.
O próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) já criticou os dirigentes da Petrobras por manterem altos índices de lucros enquanto os valores dos combustíveis sobem. O chefe do Planalto chegou a defender a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra os gestores da petrolífera.
Do outro lado, opositores culpam Bolsonaro por não ter extinguido a política de preços adotada no governo de Michel Temer (MDB), responsável pelo alinhamento dos valores internos às oscilações do mercado internacional.
Os governistas, porém, alegam que a medida configuraria uma interferência indevida do Poder Executivo na empresa, ainda que a União seja a acionista majoritária. O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, já afirmou que mexer nessa questão não é uma alternativa.
— —
Da Redação com informações da Carta Capital
Foto: Divulgação