28.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Gustavo Petro é eleito o primeiro presidente de esquerda na Colômbia

Líderes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela, além do chanceler da União Europeia, já falaram sobre a vitória de Petro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre a vitória de Gustavo

Por

Nesse domingo, 20/6, Gustavo Petro venceu as eleições na Colômbia e se tornou o primeiro presidente de esquerda do país, sendo o sexto país da América do Sul a ter governos articulados numa frente de esquerda. Petro deixou claras suas posições, demandas e bandeiras na Cúpula das Américas, realizada na primeira semana de junho, em Los Angeles.

O grupo agora é formado por Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia, que se fortalece com a presença e liderança do México, governado por Andrés Manuel López Obrador, que não participou do encontro presidencial em repúdio à exclusão, por parte da Casa Branca, de Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Em seu discurso de vitória, Petro disse estar, junto a seus aliados e eleitores, “escrevendo uma nova história para a Colômbia e a América Latina”. Uma história que o presidente eleito espera escrever junto a Luiz Inácio Lula da Silva, a quem apoia publicamente na campanha eleitoral brasileira.

Líderes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela, além do chanceler da União Europeia, já falaram sobre a vitória de Petro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre a vitória de Gustavo.

Os contatos e conversas acontecem há bastante tempo. Petro esteve na posse de Boric no Chile, em março passado. É provável que convide Lula para sua própria posse, no próximo dia 7 de agosto, como também o fez o presidente chileno. Já o venezuelano Nicolás Maduro não deverá estar na lista de convidados, porque já faz algum tempo que Petro entendeu que devia se descolar do chavismo para derrubar fantasmas de que sua eleição transformaria a Colômbia numa nova Venezuela.

Da Redação com informações O Globo

Foto: Daniel Munoz / AFP

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -