26.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Senadores de Roraima são acusados por delegado da PF de serem financiados por grupos criminosos: ‘Bancada do crime’

Durante entrevista, o delegado da Polícia Federal (PF), Alexandre Saraiva, citou nomes de políticos que apoiam o desmatamento ilegal, dentre eles, dois senadores de Roraima, Mecias de Jesus e Telmário Mota, em troca de financiamento político

Por

O ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, acusou parlamentares da região Norte, incluindo dois senadores de Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos) e Telmário Mota (PROS), de apoiarem o desmatamento ilegal em troca de serem “financiados por madeireiros”.

As declarações ocorreram nessa terça-feira, 14/6, durante entrevista ao canal Globonews sobre o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Eles foram vistos pela última vez no dia 5 de junho, na terra indígena Vale do Javari, interior do Amazonas.

“Esses criminosos têm boa parte dos políticos da região Norte no bolso. Estou falando de governadores, senadores. Eu tenho aqui uma coleção de ofícios de senadores de diversos estados da Amazônia, que mandaram para o meu chefe, dizendo que eu estava ultrapassando os limites da lei. Que eu estava cometendo abuso de autoridade”, relatou Saraiva.

Na ocasião, o delegado da PF comentou que a dificuldade na questão da defesa ambiental na Amazônia acontece devido aos políticos. Saraiva citou nomes de parlamentares e afirmou que existe uma ‘bancada do crime’.

“Olha o Centrão, veja de onde saíram grande parte dos parlamentares do Centrão. São financiados por esses grupos. [Os senadores] Zequinha Marinho, Telmário Mota, Mecias de Jesus, Jorginho Melo de Santa Catarina […] Carla Zambelli foi lá também, defender madeireiro junto com Ricardo Salles. Nós temos uma bancada do crime. Na minha opinião, de marginais, de bandidos”, enfatizou Alexandre Saraiva.

Em janeiro deste ano, o delegado da PF fez críticas nas redes sociais sobre uma possível candidatura do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Senado Federal pelo estado de Rondônia. Na publicação, Saraiva disse que a ‘bancada de Satanás’ poderia ganhar reforço, se referindo aos senadores Mecias de Jesus e Telmário Mota.

Ameaças – Durante a entrevista, Alexandre Saraiva relatou que vem sofrendo ameaças por parte de senadores e madereiros. Ele se refere ao vídeo gravado por Telmário Mota em setembro do ano passado.

Segundo o delegado, o senador do Pros registrou as imagens em uma reunião com madeireiros para reclamar de uma apreensão recorde de madeira ilegal de Roraima no porto de Manaus, em 2019. Na gravação, Telmário diz frases como “você vai pagar!” e “eu vou pra cima de você!”, se referindo a Alexandre Saraiva.

Veja o vídeo:

—-

Da Redação
Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -