O PSDB oficializou apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet, do MDB, à Presidência da República. A decisão saiu depois de uma votação da Executiva Nacional, nessa quinta-feira, 9/6, em uma reunião fechada em que votaram também deputados e senadores. Foram 39 votos a favor e seis contrários. O acordo com o MDB prevê que o PSDB indique o candidato à vice-presidente na chapa com Simone Tebet. Ainda ontem, o nome mais cotado é o do senadorTasso Jereissati.
A formalização do apoio do PSDB concretiza a criação de uma frente da chamada “terceira via”, com uma candidatura única. No início de maio, PSDB, Cidadania, MDB e o União Brasil anunciaram a intenção de formar o grupo. Pouco depois, o União Brasil abandonou as conversas e decidiu lançar candidatura própria.
Desde a redemocratização, é a primeira vez que o PSDB não vai lançar um candidato próprio à Presidência do país. Houve resistências ao acordo em três estados: Minas Gerais, Goiás e Pará, que têm disputas locais com o MDB.
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, aposta no crescimento da candidatura de Tebet para vencer as dificuldades.
“O PSDB retirou de uma longa discussão, ao longo do dia de hoje, um resultado poderoso em relação à decisão de seguirmos com o MDB, com a candidatura da senadora Simone Tebet, oferecendo o PSDB na vice como alternativa a quebrar essa polarização onde milhões de brasileiros esperam uma outra alternativa para votar no primeiro domingo de outubro. Nós estamos abrindo mão de um papel histórico de protagonismo de nossa candidatura em torno de um projeto porque sabemos que o PSDB não nasceu para servir a ele próprio, mas servir como alternativa aos eleitores brasileiros e é um projeto ao Brasil”, diz.
Simone Tebet tem 52 anos. É formada em Direito pela UFRJ, com mestrado na PUC de São Paulo. Em 2002, elegeu-se deputada estadual pela primeira vez. Foi prefeita de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e duas vezes vice-governadora do estado. Em 2014, foi eleita senadora.
Simone Tebet se tornou a primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a mais importante da Casa. Ela é líder da bancada feminina e teve atuação de destaque na CPI da Covid.
Simone Tebet foi diagnosticada com Covid, tem sintomas leves e está isolada. Não fez pronunciamento nesta quinta, mas usou uma rede social para agradecer o apoio do PSDB.
“Sabemos da responsabilidade. Estamos prontos. Com coragem e amor, vamos reconstruir o Brasil. Recebo com alegria e imensa honra o apoio do PSDB à nossa candidatura. Este é um reencontro do centro democrático não agendado pela história, mas exigido por ela. No passado, democracia, cidadania, justiça social. Hoje, pelos mesmos valores e com a mesma urgência, unimos forças por um Brasil sem fome e sem miséria”, escreveu.
Outros partidos já formalizaram as pré-candidaturas:
– União Brasil: Luciano Bivar;
– PT: Lula;
– Avante: André Janones;
– Unidade Popular: Leonardo Péricles;
– PSTU: Vera Lúcia;
– PCB: Sofia Manzano;
– Democracia Cristã: José Maria Eymael;
– PL: Jair Bolsonaro;
– PDT: Ciro Gomes;
– PROS: Pablo Marçal;
– Novo: Felipe d´Ávila.
—–
Da Redação com informações do G1
Foto: José Cruz/Agência Brasil