Além de avaliar a intenção dos eleitores do Amazonas para a Presidência da República, o levantamento do Instituto de Pesquisas Iveritas, divulgado nessa segunda-feira, 6/6, mostrou a intenção de votos para o Governo do Estado. Conforme o estudo, o governador Wilson Lima (União Brasil), e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), aparecem tecnicamente empatados com uma diferença de apenas 0,6% no primeiro turno. Sendo que Lima tem 22,7% de intenção de votos contra 22,1% de Mendes.
Seguindo no ranking de votos da pesquisa, feita de forma espontânea, quando não é dada nenhuma alternativa para resposta, o senador Eduardo Braga (MDB), aparece em terceiro lugar com 14,8% da intenção de votos dos eleitores do Estado.
Confira:
Em um dos cenários da pesquisa estimulada, quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas, Amazonino Mendes aparece em primeiro lugar com 29%, Wilson Lima com 28,1%, e Eduardo Braga com 19,2%.
A pesquisa avaliou outros cenários, onde os três nomes são os mais citados e divergem, conforme o cenário apresentando, sempre nos três primeiros lugares do ranking da pesquisa que também avaliou nomes como o de Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Plinio Valério (PSDB) e Marcelo Amil (Psol).
Confira:
Desempenho – O levantamento do Instituto, feito no período de 25 de abril a 05 de maio de 2022, com mais de 5 mil eleitores, também analisou o que os eleitores acham do trabalho do govenador Wilson Lima.
Conforme o estudo 45,1% dos entrevistados consideram a gestão de lima como ótima ou boa. Outros 21,7% consideram o trabalho desempenhado por ele como regular, e 11,6% como ruim. Na avaliação 18,6% dos entrevistados consideram o trabalho péssimo.
Confira:
Senado – Conforme a pesquisa, avaliando o cenário para o senador, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) lidera a intenção de votos com 31,7% dos votos, seguido do senador Omar Aziz (PSD) com 21,8%, Coronel Menezes (PL) com 11,8%, o ex-vereador Chico Preto (Avante) com 8,9% e Luiz Castro (PDT) com 6,1%.
Confira:
Pesquisa – O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08931/2022, possui grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 1% para mais ou para menos, de acordo com os dados populacionais.
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis