25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025

Uma alternativa econômica sustentável para o Amazonas é um dos focos do pré-candidato a deputado estadual, José Melo

Além da experiência, alternativas econômicas para o Estado é um dos fatores importantes que evidenciam o ex-governador do Amazonas, José Melo (PROS), como um dos nomes ditos “favoráveis” a uma das vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para as eleições deste ano

Por

Experiência aliada na busca de alternativas econômicas que possam substituir ou auxiliar a Zona Franca de Manaus (ZFM). Esses são alguns dos fatores importantes que evidenciam o ex-governador do Amazonas, José Melo (PROS), pré-candidato a deputado estadual, como um dos nomes favoráveis nas eleições deste ano.

Formado em econômica, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Melo iniciou sua vida pública ainda na universidade, onde atuou em funções importantes como ser interino na Sub Reitoria para Assuntos Acadêmicos da universidade e membro do Conselho Universitário.

Ao longo de sua trajetória profissional, atuou como secretário de Educação do Estado, foi deputado federal por duas vezes, e entre outras coisas, ainda atuou como presidente da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Pelos serviços prestados ao Amazonas, nessa função, recebeu a medalha de ouro “Cidade de Manaus”, concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Distante do cenário político há algum tempo, desde que se lançou pré-candidato, ele tem evidenciado suas propostas para o Estado do Amazonas, como o projeto de “Matriz Econômica Ambiental”, explorar de forma sustentável as riquezas do Amazonas.

O projeto, citado por ele em varias entrevistas, como as feitas pelo Portal O Convergente, já era algo pensado desde o período em que governou o Estado.

“Quando fui governador reuni embaixadores europeus, representantes do governador da Califórnia, da Ásia, ambientalistas do Norte do Brasil e discutimos uma alternativa econômica para ser a ‘irmãzinha’ da ZFM, para ser um outro viés econômico”, disse ele em uma das entrevistas.

Nas redes sociais, o ex-governador tem buscado expandir as informações relacionadas à suas experiências e propostas para o Estado, caso seja eleito para uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“A extração dos minérios no interior foi relegada a segundo plano como opção para dinamizar a economia. Tenho me debruçado sobre a questão para auxiliar os jovens que buscam o primeiro emprego, os pais que anseiam por oportunidades. Os minérios, em abundância no Amazonas, podem ser a nova e mais rentável cadeia produtiva e econômica”, disse o parlamentar em uma de suas postagens.

Experiência – No decorrer de sua vida política, José Melo também atuou como delegado estadual do Ministério da Educação no Amazonas e entre 1989 e 1991, foi secretário de Educação e Cultura do Estado do Amazonas e presidente do Conselho Estadual de Educação nos governos de Amazonino Mendes e Vivaldo Frota. Ainda na gestão de Mendes à frente da Prefeitura de Manaus, Melo assumiu a secretaria municipal de Educação.

No início de abril de 1994, deixou o cargo para concorrer a uma cadeira de deputado federal, sendo eleito com 42.185 mil votos, a maior votação da coligação, a qual fazia parte à época. Logo após ser empossado, licenciou-se do mandato e reassumiu a secretaria de Educação do governo, também na gestão de Mendes.

Nos anos seguintes, voltou a Câmara dos Deputados, sendo eleito o deputado federal com o maior número de votos do Estado obtendo 93.537 mil votos nas eleições de outubro de 1998.

No pleito de outubro de 2002, José Melo elegeu-se deputado estadual pelo Amazonas, mas já no ano seguinte tornou-se Secretário de Estado de Governo do Amazonas em 2003, na gestão de Eduardo Braga, permanecendo no cargo até 2010, quando nas eleições gerais concorreu ao cargo de vice-governador do Amazonas.

Dois anos depois ele acabou sendo empossado governador do Amazonas, após o então senador Omar Aziz, deixar o governo estadual para disputar a eleição para o Senado. Melo foi reeleito como governador do Amazonas quando conquistou 869.992 mil votos – correspondentes a 55,54% da votação.

— —

Da Redação

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -