Presença feminina na política, eleições 2022 e vida pública foram alguns dos assuntos debatidos com a presidente do PSDB Mulher Amazonas, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e com a ex-deputada federal Conceição Sampaio, durante entrevista no quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, desta sexta-feira, 20/5.
Na entrevista, as duas também falaram sobre as suas intenções para o pleito de 2022, bem como suas experiências políticas à frente de postos importantes na capital e no Estado.
Na ocasião, Elisabeth Ribeiro, que é arquiteta e foi primeira-dama de Manaus na gestão do marido e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, falou sobre o seu retorno à presidência do PSDB Mulher Amazonas, bem como a importância partidária voltada para a presença das mulheres na política.
“A gente tem essa preocupação de mostrar qual o conceito, o que a gente deseja. Porque dentro dessa sigla, tem muita coisa incluída e a mulher não deixa de estar aqui, ela precisa estar presente. A politica é essencial. A mulher não pode ficar fora disso, ela tem que participar disso. Nós Precisamos participar desse processo porque o resultado disso vai para os nossos filhos, os nossos netos. O futuro do nosso estado, do nosso município”, disse Elisabeth Ribeiro ao citar a importância de conhecer sobre política e saber escolher bem nossos futuros representantes.
Sobre a mulher na política, a ex-deputada federal e pré-candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados, Conceição Sampaio falou sobre os atrativos que elevam o interesse feminino na política.
“O que faz uma mulher vir para política? Causas. É isso que nos aproxima da política. É quando nós entendemos que, nós mulheres, queremos dar a nossa parcela de colaboração, mas não só sentar, por ser mulher, esquentando uma cadeira. Negativo. Por isso o PSDB Mulher nos encanta tanto”, disse Sampaio ao falar sobre questões econômicas e sociais que envolvem, em muitos aspectos, a presença da mulher enquanto sociedade.
Presença feminina – No decorrer da entrevista, assuntos como Zona Franca de Manaus (ZFM), economia e presença feminina na política, bem como a inserção “maquiada” de mulheres em partidos apenas para “preencher” vagas, também foram debatidos.
“Você vê que em todas as eleições eles falam que tem que ter mulher. Ai lá vai o partido preocupado em ter que ter mulher, colocam mulheres para preencher vaga”, disse Elisabeth Ribeiro ao criticar essa à ação “forçada” por alguns partidos e falar sobre a pouca consolidação da mulher na política, ainda existente atualmente.
O que na visão da presidente do PSDB Mulher Amazonas é algo, infelizmente, cultural. “Eu acho que é cultural. Algo que vem de muitos e muitos anos e eu acho que a mulher tem seu lugar. O lugar que ela desejar”, pontuou.
A importância da política no meio social também foram pontos tratados durante o debate. “É tão triste a gente vê alguém dizendo que não gosta de política. É muito importante despertar o senso crítico, nós somos agentes transformadores. Não adianta achar que o mundo vai se mover se a gente ficar parado”, disse Conceição Sampaio, que também é vice-presidente do PSDB Mulher Amazonas.
As ações na pré-campanha da ex-deputada e do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, também foram abordados na entrevista, bem como a receptividade nos municípios visitados pelos dois pré-candidatos que irão disputar as eleições deste ano.
Confira a íntegra da entrevista:
Veja as fotos da entrevista:
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Marcus Reis
Prezado povo do Amazonas
É uma vergonha saber que vocês escolien mulheres como presidenta do partido PSDB mulher.
Só o pai de Alejandro Molina Valeiko e filho de Elisabeth Valeiko. Quiero lhes contar que Alejandro nosso filho, depões de ter tido essa inmensidades de injusticias e problemas en Manaus, quiero que vocês saibam e entender o que fãs essa presidenta do PSDB mulher con seu propio Filho.
Alejandro Tein sofre de esquizofrenia e dependência química, por em estaba en tratamento no Brasil para se estabilizar e vivir de uma forma más digna perto de seu entono, mais de un día para outro Alejandro apareció morando en Santiago do Chile é sua propia mãe financiando apartamento pelo ano todo, carro pelo ano todo e dinheiro para o propio Filho comprar drogas e sair de farra.
Eu me pergunto povo de Amazonas como é que vocês conseguem ter uma perssoa nossos cargos públicos sim essa perssoa não cuida do propio Filho e é mais financia a morte do filho sabendo que o propio Filho sabendo que está muito doente. Pagando e financiando tudo para ele morrer.
Povo esse é o tipo de perssoa que tein nesse partido político, isto é mia primeira declaração por este médio, tenho uma inmensidades de coisas para falar sobre Elisabeth Valeiko.