Não é de hoje que o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), vem recebendo críticas severas da população. Nessa segunda-feira, 9/5, o Governo do estado fez um post nas redes sociais, alegando a realização de mais de 650 cirurgias no Hospital Geral de Roraima (HGR). Na ocasião, roraimenses revoltados contestaram em peso a publicação, garantindo que na vida real não é bem assim.
Segundo internautas, o post é baseado em mentiras contadas com o intuito de ludibriar a população e promover Denarium à reeleição para o cargo de governador. Conforme relatos de pessoas que se submeteram às cirurgias feitas na unidade hospitalar, tais procedimentos deixaram sequelas.
“Eu tô aqui sofrendo por causa de uma cirurgia mal feita e estão só me enrolando para operar de novo. Vou completar mês aqui já”, escreveu uma paciente, lamentando a precariedade da saúde pública estadual.
Na publicação, outra internauta afirmou que a divulgação das cirurgias “não passa de mera politicagem” por conta das eleições. Segundo ela, o Governo tenta passar a impressão de que a saúde pública está cada dia melhor, algo que não condiz com a realidade.
“Que lindo essa politicagem. Fizeram as cirurgias e os pacientes voltando porque os procedimentos cirúrgicos foram feitos às pressas, uma porcaria. Estou aqui em um quarto com mais de 10 pacientes de retorno por coisas feitas como porcaria. Parem de ficar colocando essas coisas bonitas aí, com a gente aqui sofrendo em cima de uma cama”, desabafou a paciente.
Repercussão negativa – A publicação acabou gerando grande polêmica na página do Governo em uma rede social. Alguns usuários afirmaram, ainda, que tiveram os comentários excluídos após criticarem as condições precárias em que se encontram a saúde pública estadual.
Após uma internauta escrever que continuaria comentando com o objetivo de mostrar a realidade da saúde estadual, a página oficial do Governo de Roraima respondeu que havia mandado uma mensagem de modo privado à usuária da rede social.
Nota – O Governo de Roraima informou, por meio de nota, que tem “trabalhado pelo bem-estar da população, e dentre as diretrizes, está o respeito à opinião pública e, que dessa forma, não procede a alegação dos usuários da rede social que comentaram a publicação”.
O Governo acrescentou, ainda, que a sociedade tem liberdade para opinar e que as redes sociais são canais adequados para esse tipo de manifestação.
Ainda conforme o comunicado, o Governo alegou ser “leviano” o comentário acerca do trabalho executado pela equipe médica do hospital em questão. “Considera leviano o comentário acerca do trabalho executado pela equipe médica do Hospital Geral de Roraima.
Todos os procedimentos são realizados seguindo as normas técnicas, com tratamento humanizado e em ambiente adequado, em ótimas condições de infraestrutura e equipamentos com a mais alta tecnologia”, diz um trecho da nota.
—-
Da Redação
Foto: Nilzete Franco/Folha BV