A deputada federal Joenia Wapichana (Rede) declarou sua revolta em relação ao Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), após se reunir nessa quinta-feira, 28/4, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. Na ocasião, a deputada de Roraima afirmou que “os povos indígenas são alvos de ataques do Governo Bolsonaro” desde que o mesmo assumiu o cargo de chefe do Executivo, em 2019.
“Os povos indígenas são alvos de ataques pelo Governo Bolsonaro, desde o primeiro momento que assumiu a presidência. Em seu primeiro ato desestruturou órgãos como, Funai, Ibama, ICMBIO, que tem o dever constitucional de defender o meio ambiente e os povos indígenas”, salientou Wapichana, primeira mulher indígena eleita para o cargo de deputada federal em Roraima.
A parlamentar destacou, ainda, que vem lutando no Congresso Nacional para rebater diversos retrocessos que envolvem desde projetos e decretos até atos administrativos que atingem diretamente os povos indígenas.
Segundo ela, a reunião com o ex-presidente Lula foi primordial para reafirmar os direitos dos povos indígenas, além de refletir sobre a questão dos ataques que os indígenas vêm sofrendo nos últimos três anos pelo atual governo.
“Os povos indígenas precisam de um plano específico, que respeite, valorize e abra diálogo com os povos indígenas para ajudar a construir um Brasil justo e democrático para todas e todos”, pontuou Wapichana.
—-
Da Redação
Foto: Evaristo SA/AFP