Em evento discreto, o Partido Republicanos do Amazonas, apresentou nesta sexta-feira, 1º/4, a chapa de pré-candidatos a deputado estadual e federal que farão parte do pleito de 2022. Na presença de lideranças políticas e apoiadores, os representantes do partido, após uma reunião fechada com os futuros candidatos, falaram sobre as expectativas da eleição e reforçaram a intenção do partido neste pleito.
O deputado federal Silas Câmara, que é o presidente do Republicanos no Amazonas, falou sobre a formação da chapa e aproveitou para alfinetar os adversários. Eu andei olhando aí várias apresentações de partidos e me chamou muita atenção que a formalidade sempre foi uma coisa muito presente. Mas nós aqui, ali dentro de uma sala ainda pouco, acertamos que nada vai separar quem é candidato ou pré-candidato do Republicanos do povo. Estamos todos juntos com um propósito. A guerra não vai começar não, já começou. Hoje nós estamos lançando o nosso pão sobre a água e acreditamos que o nosso fruto vai ser efetivo”, disse o deputado.
Ao Portal O Convergente o deputado estadual João Luiz falou sobre os nomes que foram agregados ao partido e a expectativa para o pleito. “Esse foi um momento que estamos recebendo novos candidatos. Eu tenho certeza que eles chegam agora para somar com o Republicanos, para fortalecer tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa. Tenho certeza que com esse time a gente vai forte para o pleito. Para que a população possa decidir quem possa representar ela tanto na Assembleia como na Câmara Federal”, disse o parlamentar.
Nomes e surpresas – Como já especulado e anunciado antecipadamente pelo Portal O Convergente, o ex-prefeito cassado de Coari, Adail Pinheiro, anunciou a saída do Partido Progressista (PP) em busca de uma vaga na Câmara Federal. Saída essa também confirmada pela deputada estadual e irmã de Adail, Mayara Pinheiro, que vai concorrer à reeleição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo Republicanos.
Adail, que foi escolhido para falar pelos demais pré-candidatos no evento e nomeado pelo Republicanos como secretário-geral do partido, em seu discurso disse que estava feliz e emocionado em estar no partido, agradeceu a presença de todos, e ao lado da irmã e do primo, o prefeito de Coari Keitton Pinheiro, disse que vai trabalhar para ganhar as eleições.
“Isso aqui não é um partido. É uma família, uma família do Republicanos. Quero dizer que cheguei para ficar e vim para somar. Sou pré-candidato a deputado federal e acredito que esse time aqui, fara sim, a maior bancada da Assembleia Legislativa e a maior bancada na Câmara Federal que representará o Estado do Amazonas. Porque aqui tem um time completo, com garra, coragem e determinação”, disse Adail Filho ao reforçar o monopólio da família Pinheiro em Coari.
Além de Adail, Silas Câmara e João Luiz, o partido anunciou a pré-candidatura de nomes como o do deputado estadual Dermilson Chagas, que estava sem partido e vai disputar a reeleição e o vereador Capitão Carpê Andrade que é pré-candidato a deputado estadual. Além do pastor Glauber Moré, Dedéia Medeiros e a ex-vereadora Mirtes Salles também como pré-candidatos a deputado federal.
Os partidos, conforme a nova legislação eleitoral, só pode lançar candidatos até o número de vagas mais um. No caso, são oito vagas para a Câmara dos Deputados e 24 na Assembleia Legislativa.
— —
Por Izabel Guedes
Foto: Divulgação