Após a divulgação dos áudios sexistas por parte do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, o Podemos informou, nesta terça-feira, 8/3, que acatou o pedido de desfiliação do parlamentar, conhecido como “Mamãe Falei”. Em vídeo, Arthur do Val anunciou que também está se desvinculando do Movimento Brasil Livre (MBL).
“Então, eu tomei a decisão de me afastar de tudo um pouco, me afastar do MBL. Eu vou sair. Eu sei como tá, eles estão me ligando. E não, eu vou me afastar. Eu estou atrapalhando, eu vou sair”, afirmou o deputado.
A decisão ocorreu após áudios sexistas de autoria do deputado terem sido divulgados na internet. No caso, ele afirmou que “ucranianas são fáceis porque são pobres”.
Desligamento – O Podemos informou que recebeu e acatou a desfiliação do deputado, diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em cassação do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias.
A lista de deputados que representaram contra Arthur do Val inclui representantes de siglas adversárias, de esquerda e direita. Foram doze pedidos de cassação até agora, assinados individual ou coletivamente por 26 deputados, sendo três pedidos coletivos e nove individuais.
O partido já havia aberto um processo para a expulsão do deputado estadual. Além disso, Arthur do Val também havia anunciado a retirada da pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo na semana passada.
Diversos políticos se pronunciaram sobre o caso. Além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari, que classificou o conteúdo do áudio como “repugnante e inaceitável”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também se pronunciou sobre o fato. Segundo ele, a fala de Arthur do Val era “tão asquerosa que nem merece comentário”.
—-
Da Redação com informações da CNN Brasil
Foto: Divulgação/Alesp