O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, declarou em um vídeo divulgado em canal no Youtube que pode abrir mão da candidatura ao governo do estado de São Paulo, após repercussão de áudios onde diz que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.
O parlamentar afirmou, que suas frases foram “machistas” e “escrotas” e que se comportou ‘como um moleque” ao responder a perguntas de amigos em um grupo de conversas entre parceiros do futebol. Ele visitou a Ucrânia para distribuir mantimentos e angariar fundos para entidades de ajuda humanitária na guerra.
O pré-candidato disse ainda não saber se manterá a pré-candidatura ao governo do estado e que poderá “retirar” sua candidatura se isso atrapalhar “o partido ou a terceira via”.
“Se eu vou continuar pré-candidato eu não sei, eu cheguei agora no Brasil. Eu não sei e não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Se isso for melhor, eu retiro [minha candidatura], não tem problema. Eu só quero que as pessoas me julguem pelo que eu fiz, não pelo que eu não fiz”, disse o deputado.
Segundo Arthur do Val, os áudios não foram enviados a grupos “de política” e ele já estava na Eslováquia, quando teve acesso a internet, ao enviá-los.
“Foi num grupo meu de amigos, que não tem nada a ver com política, grupo meu de amigos do futebol, me perguntaram: ‘e as ucranianas são bonitas mesmo?’. Ali eu tomei a liberdade de ser um moleque e fui um moleque, sim, e mandei áudios contando vantagem e mesmo nos áudios contando vantagem, usei expressões exagerei como grupo de amigos depois do futebol fazem”, ressaltou o deputado.
Rompimento amoroso – Após os áudios repercutirem nas redes sociais, a namorada do parlamentar anunciou o rompimento do relacionamento. O anúncio foi feito também pelas redes sociais e enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Ucrânia para o Brasil.
“Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será”, escreveu a ex-namorada.
Nota de Repúdio – Segundo informações, as falas do deputado foram repudiados pelo partido de Arthur do Val, o Podemos.
“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, diz nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos.
— —
Por Redação com informações do G1
Foto: Divulgação