Após ter sido ofendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista concedida à Jovem Pan News, na última segunda-feira, 28/2, o senador Omar Aziz (PSD) disse que aceita o convite feito por Bolsonaro para tratar sobre o decreto nº 10.979, que reduz a alíquota do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) em até 25% para toda a indústria brasileira, que afeta diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM). A declaração do senador foi feita em vídeo divulgado em suas redes sociais, nesta terça-feira, 1º/3.
No vídeo em resposta ao presidente, o senador afirmou que “para defender os interesses do Amazonas, ele [Omar] senta com o presidente quantas vezes Bolsonaro quiser”.
“Vou discutir tecnicamente com o presidente [Bolsonaro]. Não tenho que me negar a sentar com quem quer que seja para discutir os interesses do meu Estado, muito menos com o presidente”, declarou Omar Aziz.
O coordenador da bancada do Amazonas também acusou o presidente de destilar ódio e mentir ao dizer que ele [Omar] nunca o procurou para tratar de assuntos relacionados à ZFM. “O senhor [presidente] destilou ódio, muito rancor, contra minha pessoa. Mas isso não gera nenhum emprego no Estado do Amazonas, isso não mantém a competitividade da Zona Franca”, pontuou.
Segundo Aziz, a reunião entre ele e Bolsonaro — ainda sem data prevista — deve ser transparente. “Que seja uma reunião com total transparência e respeito, em busca de uma solução para a economia do Amazonas”, declarou.
Entrevista – Durante entrevista à Jovem Pan News, Bolsonaro atacou os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB), chamando os parlamentares de “medíocres”, acusando ambos de usarem a Zona Franca para interesses pessoais. Na entrevista, o presidente afirmou que “a redução linear não vai prejudicar o modelo ZFM”.
Carta – Ainda na última segunda-feira, 28/2, lideranças políticas e empresariais do Estado se reuniram para definir um plano em defesa da Zona Franca e anunciaram que uma Carta Aberta será enviada ao Governo Federal, solicitando que os incentivos à ZFM sejam mantidos, a fim de garantir a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas. Uma reunião está pré-agendada com a equipe econômica de Bolsonaro.
Confira o vídeo na íntegra:
—-
Por Redação com informações dos portais Toda Hora e Real Time1
Foto: Pedro França/Agência Senado