33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

CMM: Vereador diz que assessores parlamentares estão propagando ‘fake news’ nas redes sociais

A denúncia foi feita pelo vereador Amom Mandel na sessão plenária, da Câmara Municipal de Manaus, desta segunda-feira, 21. O assunto gerou repercussão entre os demais parlamentares que estiveram presentes na casa legislativa

Por

O vereador Amom Mandel (sem partido) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira, 21/1, para denunciar um suposto compartilhamento de fake news contra sua atuação na casa legislativa. Segundo o parlamentar as informações falsas estariam sendo disparadas pelos assessores dos vereadores Dione Carvalho (Patriota), Joelson Silva (Patriota) e Sassá da Construção Civil (PT). O assunto gerou polêmica e foi repercutido pelos poucos parlamentares que estiverem presentes na sessão plenária do dia.

Durante seu pronunciamento, o vereador disse que fake news é crime e pediu aos parlamentares que instruam os seus assessorados sobre o assunto.

“Já foi dito aqui que aos próprios vereadores que esse tipo de coisa não é admitido nesse parlamento. Eu espero com toda sinceridade, que esses assessores de lideranças comunitárias não tenham sido instruídos para tal. Epero também, que se esse for o caso, se não tiverem sendo instruídos, que os vereadores solucionem esse problema, que deem um jeito”, alertou Mandel.

O parlamentar disse ainda que cada vereador vota com a sua consciência e pediu mais respeito aos colegas. “Os vossos assessores saíram dizendo nos comentários e demais locais que tá todo mundo no mesmo barco, que é todo mundo bandido. Eu não acho que essa seja a atitude adequada para um assessor parlamentar comissionado, aqui nessa casa”, questionou.

O vereador disse ainda que contas, com números estrangeiros, estão sendo usadas para disseminação das informações falsas e pediu, mais uma vez que providências sejam tomadas pelos colegas parlamentares.

“Peço que isso seja apurado. Não só pela comissão de ética, mas pela coordenadoria parlamentar dessa casa. Quero também que o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e demais órgãos de controle tomem as providencias, porque se tem números estrangeiros disparando informações falsas nas redes sociais, além de crime eleitoral, indica também uso de verbas vindo do exterior, possivelmente, o que pode envolver até mesmo a Polícia Federal. Então muito cuidado a todos. Não sei se foi alguém aqui, se foi alguém de fora, mas muito cuidado, porque difundir informações falsas é crime”, declarou.

Na oportunidade o vereador Joelson Silva, único que teve o nome citado e estava presente na sessão, respondeu as acusações do parlamentar e disse que sua carreira política não se pauta nas questões de notícias falsas, mas que sempre tratou todos os colegas de forma respeitosa. E afirmou que caso descubra o envolvimento de algum de seus assessores vai ter punição.

“Se for meu assessor e tiver fazendo isso, divulgando comentários mentirosos ofensivos a vossa excelência, eu vou demitir do meu gabinete. Porque não é assim que eu procedo. Então todos os meus assessores sem exceção, todos sabem que eu não trabalho criticando o trabalho de nenhuma pessoa”, esclareceu Joelson Silva.

O parlamentar disse ainda que o vereador Amom Mandel não deveria ter explanado a situação na sessão plenária e sim o procurado, para falar sobre o assunto, de forma particular.

“O vereador Amom deveria ter falado particularmente comigo, mas coube ele colocar aqui e falar no meu nome, então não tem jeito eu tenho que me expressar nessa questão de ordem, e dizer ao vereador que eu não comungo de jeito nenhum com nenhum tipo de assessor meu fazendo comentários e muito menos espalhar notícias falsas. Vou verificar essa situação”, reforçou.

Repercussão – O assunto também repercutiu entre outros parlamentares que estiveram na sessão plenária desta segunda, 21.

O vereador Capitão Carpe (Republicanos) disse que não vai gastar energia para atacar ninguém e criticou a conduta. “A minha equipe é proibida, seja com fake news ou qualquer forma de comentar na postagem de outro vereador”, afirmou.

Já o vereador Rodrigo Guedes (PSC) aproveitou para falar que também sofre ataques virtuais, relacionados a fake news e aproveitou para prestar solidariedade ao vereador Amom Mandel. “Esse tipo de política realmente não pode prosperar”, declarou o parlamentar.

— —

Por Eriana Monteiro
Foto: Robervaldo Rocha/ Dircom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -