“Não é só saber operar bem as redes sociais, é você enxergar todas as complexidades, todas as leis, todas as formas e ir buscar as expertises”. A fala, dita pelo especialista em Marketing Político Digital, Rodrigo Gadelha, faz referência as ações fundamentais necessárias para um trabalho com ética e inteligência no ramo. O assunto, foi um dos vários debatidos com o especialista durante o quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, desta terça-feira, 15/2.
Na entrevista, Gadelha, que no final do ano passado foi eleito o melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, no Prêmio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), debateu sobre estratégias digitais em campanhas eleitorais, falou sobre o mercado de trabalho e sobre as novas técnicas e vertentes atuais para o mercado político e digital no país. Como o uso correto das mídias sociais disponíveis.
Um dos pontos abordados foi a importância de entender sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que busca garantir a qualquer pessoa no Brasil o direito sobre seus dados pessoais.
“Eu tive que imergir, nos últimos quatro anos, em leis. No entendimento da LGPD. Porque agora eu não posso simplesmente pegar o seu número e mandar uma mensagem para você. Eu tenho que construir essa relação. Tenho que fazer algumas ações, para que você permita eu entrar em contato. Com a Lei de Proteção de Dados muitos políticos vão comprar os dados e fazer disparo em massa e provavelmente vão ter problemas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Então não é só saber operar bem as redes sociais, é você enxergar todas as complexidades, todas as leis, todas as formas e ir buscar as expertises”, explicou Gadelha ao destacar a importância de o profissional saber um pouco de tudo.
Estratégias políticas – O Especialista também falou sobre o uso das estratégias para atingir os públicos específicos a serem alcançados na cada campanha eleitoral. Assim como a utilidade das novas ferramentas de comunicação atuais.
“Todos os perfis de pessoas vem adotando novos comportamentos. Se a 10, 15 anos atrás eu dissesse que o meio de comunicação mais importante do mundo não existia, todo mundo ia dizer: esse cara é doido”, destacou ele ao explicar a criação, o uso do WhatsApp e a importância da ferramenta na disseminação das informações.
“A gente tem que se adaptar e melhorar as coisas. Não dá para a gente usar a mesma fórmula que usamos na campanha de 2018 porque o contexto muda”, opinou o especialista ao citar a importância, também, de saber usar as metodologias no momento e no contexto certo.
Premiação – Gadelha aproveitou para falar sobre o Prêmio ABComm de Inovação Digital, realizado no final do ano passado, onde o marqueteiro foi eleito o melhor profissional de Marketing Digital do Brasil.
“Para mim já foi uma honra ser indicado, porque as indicações são feitas pelos profissionais do mercado. E ser eleito o melhor profissional de marketing digital do Brasil foi uma honra para mim”, disse o entrevistado.
Para ele a premiação, assim como vários outros aspectos, traz bônus e ônus para a carreira. “O bônus é o reconhecimento, o ônus é que cada vez mais você tem que se dedicar, tem que ter postura. Quanto mais a gente vai crescendo no mercado, mais a gente tem que selecionar os clientes. É muito complicado. Porque não é volume. A gente tem que entender até que ponto vale se dedicar a um cliente. Até que ponto a gente vai assumir alguns riscos”, explicou.
Confira a entrevista na íntegra:
Confira as imagens da entrevista:
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Por Izabel Guedes
Fotos e ilustração: Marcus Reis