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segunda-feira, julho 8, 2024

Fecomércio divulga pesquisa sobre impactos da Ômicron e da Influenza no comércio local

A pesquisa aponta ainda que o empresariado local acompanha com preocupação o cenário econômico para os próximos meses. A maioria deles, 34%, visualiza um “Cenário Preocupante”; 33% esperam um “Cenário Desafiador” e outros 33% tem expectativas de ter um “Cenário Positivo com Aumento nas Vendas”.

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O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) divulgou nesta quinta-feira, 20/01, uma pesquisa realizada com 52 micro e pequenos empresários, entre 10 e 14 de janeiro, para avaliar a percepção do empresariado local quanto aos impactos da Covid-19 e da Influenza no Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas.

Na pesquisa, 38% dos entrevistados responderam que o Governo do Estado vem adotando medidas “Prudente e Necessárias” para conter o aumento de casos de Covid-19 (variante Ômicron) e de Influenza (variante H3N2), no Amazonas; outros 37% dos entrevistados disseram que “Concordam Plenamente” com as ações e 25% disseram que “Concordam Parcialmente”.

A pesquisa aponta ainda que o empresariado local acompanha com preocupação o cenário econômico para os próximos meses. A maioria deles, 34%, visualiza um “Cenário Preocupante”; 33% esperam um “Cenário Desafiador” e outros 33% tem expectativas de ter um “Cenário Positivo com Aumento nas Vendas”.

Cerca de 60% dos empresários entendem ser necessário o estabelecimento de “Linhas de Crédito com juros baixos e menos burocracia”, para enfrentar os impactos da pandemia. Outros 36% acreditam que a retomada da economia pode ocorrer com a “Redução nos Custos dos Fretes” e 4% com a “Flexibilização das Leis Trabalhistas”.

Entre os principais impactos negativos da Covid-19 e da Influenza no comércio local, a pesquisa aponta o “Afastamento do colaborador”, com 60%, e a “Diminuição nas vendas”, com 40% como os mais preocupantes.

Conforme o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, a pesquisa é importante para  discernir sobre as preocupações do empresariado neste momento de recrudescimento da pandemia, quando o Amazonas vive a 3ª onda de Covid-19.

“Nos antecipamos em ouvir as dificuldades e expectativas das empresas. Foram 52 selecionadas. Buscamos entender o momento e identificar as necessidades  deles. Aproveitamos a oportunidade para reiterar a importância da adesão de todos às medidas protetivas adotadas na primeira e segunda ondas da pandemia”, disse.

Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.

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Da Redação

Foto: Divulgação

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