31.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Governador e Prefeito acompanham início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

No evento, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 17/1, no Parque Cidade da Criança, os dois falaram sobre a preocupação no aumento de casos, sobre a vacinação e as novas estratégias tomadas para alcançar o público não vacinado tanto na capital como no interior do Estado

Por

O Governador do Estado, Wilson Lima (PSC) e o Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriram oficialmente a nova etapa da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, que agora contempla crianças de 5 a 11 anos. No evento, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 17/1, no Parque Cidade da Criança, os dois falaram sobre a preocupação no aumento de casos, sobre a vacinação e as novas estratégias tomadas para alcançar o público não vacinado tanto na capital como no interior do Estado.

“Aqui a gente aproveita para fazer um apelo para que todos tomem a vacina, para que todos se dirijam a um posto onde essas doses estão sendo aplicadas. Sessenta por cento das pessoas que estão internadas não tomaram sequer uma dose da vacina. Mais uma vez essa é a prova de que a vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, ressaltou o governador.

Na ocasião o Governador também falou sobre o baixo índice de vacinação no interior do Estado e sobre as estratégias do Governo para alcançar esse público.

“Existe uma preocupação com essa questão da imunização. É algo que preocupa muito. No final do ano passado pedimos das prefeituras explicações sobre isso, para que elas digam quais suas necessidades. Montamos uma força tarefa para ir até esses municípios. Uma ação coordenada com essas prefeituras, para que a gente possa entender essas necessidades e tente vacinar a maior quantidade possível de pessoas”, afirmou Wilson Lima.

Na capital a Prefeitura de Manaus montou quatro pontos de vacinação adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde para esse público. Além do Parque Cidade da Criança, postos foram montados no Clube do Trabalhador-Sesi, na zona leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, na zona norte, das 10h às 16h.

“Hoje nós estamos fazendo saúde pública, atenção básica. É essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O Governo dando a mão, dando ajuda, dando assistência, faz com que nós possamos juntos proteger a nossa população. Temos a certeza e a convicção que a vacina é a arma mais poderosa para esse vírus”, disse o prefeito de Manaus.

O chefe do Executivo municipal falou também sobre  o aumento de casos da Covid-19 em Manaus e ressaltou a importância da vacinação no atual cenário vivenciado na capital e no Estado.

“Nós vivemos um momento muito diferente na cidade de Manaus e no Estado do Amazonas com referência a pandemia. Antes existia uma divisão. O Governo Federal andava para um lado, o estadual para outro e o municipal para um lado. Agora nos andamos juntos, na mesma direção para proteger a população”, afirmou Almeida ao destacar a parceria do Estado também no apoio logístico para instalação dos centros de testagens da Covid-19.

Centro de testagem – Além de ceder o Centro de Convivência para ser ponto de vacinação do público de 5 a 11 anos, o Governo do Estado vai disponibilizar nos próximos dias, também em parceria com a Prefeitura de Manaus, um centro de testagem da Covid-19, que irá funcionar no Centro de Convenções Vascos Vasques, na zona centro-sul da capital.

“Nós vamos abrir já a partir de amanhã. O Governo nos cedeu o espaço, alguns médicos e outros profissionais. Estamos com toda uma equipe no Vascos Vasques”, disse David Almeida.

Vacinação crianças – Na última sexta-feira, 14/1, 34.500 doses de vacina Pfizer chegaram ao Amazonas para atender crianças de 5 a 11 anos. Informe Técnico do MS aponta que 566.227 crianças dessa faixa etária estão aptas a receber a vacina contra a Covid-19. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) já iniciou a entrega dos imunizantes para que as secretarias municipais de saúde possam iniciar a vacinação.

Uma nota conjunta da FVS-RCP e Secretária de Estado da Saúde (SES-AM) estabelece o número de doses por município, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização do MS. A nota destaca que pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da aplicação da dose para manifestar concordância com a vacinação.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. As crianças devem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação para serem observadas pela equipe de saúde.

— —

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Foto: Ruan Souza / Semcom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -