O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou, nesta terça-feira, 11/01, os dezesseis supermercados que receberão pontos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14. A nova estratégia é uma parceria com a Prefeitura de Manaus e visa avançar na imunização e fazer frente ao aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no Estado.
A estratégia foi anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC) na manhã desta terça-feira, 11/01, durante visita à Carreta Vacina Amazonas, que está localizada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus.
A iniciativa, segundo o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, é de suma importância para que a população mantenha o ciclo vacinal atualizado.
“É importante que as pessoas completem seu esquema vacinal. Se alguém souber outra arma me avise porque como gestor gostaria de saber. Mas, no momento, o que nós temos é vacina, uso de máscaras que reduz muito a contaminação, limpeza frequente das mãos, uso do álcool em gel e, sobretudo, evitar grandes aglomerações, porque por mais que essa variante tenha uma tendência a provocar menos quadros graves, é diferente de não provocar quadros graves”, afirmou o secretário.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, destacou a importância da integração das esferas de governo em prol do fortalecimento da principal estratégia de combate à Covid-19, que é a vacinação.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal da capital, tendo em vista a identificação dos primeiros casos positivos da Covid-19 pela nova variante Ômicron, serem de residentes de Manaus”, alertou.
Para a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, a campanha de vacinação contra a Covid-19 é uma das prioridades da Prefeitura de Manaus.
“Embora, em Manaus, já estejamos com mais de 80% da população acima de 12 anos com o esquema vacinal completo, continuamos trabalhando na diversificação de locais e horários de vacinação para facilitar e incentivar o acesso à vacina; e aumentar a quantidade de pessoas protegidas contra a covid-19. Os supermercados costumam funcionar muito bem como pontos de atendimento em campanhas de vacinação; e acreditamos que esta vai ser, mais uma vez, uma importante estratégia no processo de imunização na nossa cidade”, salientou Shádia.
Locais – Os pontos de vacinação instalados nos supermercados que aderiram à campanha Vacina Amazonas estarão abertos a partir das 9h e funcionarão até 20h.
As equipes da SES-AM, da FVS-RCP e da Prefeitura de Manaus estarão nos locais para aplicar os imunizantes.
Confira o endereço dos supermercados que terão pontos de vacinação:
Aumento de casos – O Governo do Amazonas, por meio dos órgãos estaduais de saúde e controle da pandemia no Estado, identificou um aumento de casos confirmados de Covid-19 na comparação com os últimos nove dias, entre 3 e 11 de janeiro.
No dia 3 de janeiro, o número de novos casos confirmados da infecção registrados no Amazonas era de 88. O mesmo indicador nesta terça-feira, 11/01, é de 1.219 casos, sendo 928 detectados por teste rápido de antígeno e 291 identificados por RT-PCR, cujo processamento é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), coordenado pela FVS-RCP.
Neste período (03/01 a 11/01), a média diária de confirmação de casos de Covid-19 é de 368 casos.
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforçou que os leitos hospitalares de retaguarda estão preparados para um possível aumento de hospitalizações, mas alerta para que a população mantenha as medidas não farmacológicas de prevenção.
“Não podemos deixar que esse número aumente ainda mais. Todos podem ajudar, evitando aglomerações. Evite festas, pois esse não é o momento de comemorar nada. Use máscara e lave as mãos com frequência e, se não puder, use álcool gel. Complete seu esquema vacinal. Lembre-se: a luta contra esse vírus é de todos nós”, destacou o secretário.
Números – Um levantamento da FVS-RCP destacou que a última vez em que foram registrados mais de 1.200 casos diários no Amazonas, foi em 31 de março de 2021.
“Estamos em período sazonal para vírus respiratórios, estão circulando variantes, como a Ômicron, então é preciso que a população mantenha as medidas preventivas que estamos divulgando desde o início da pandemia”, acrescenta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
— —
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Artes: Marcus Reis