Em visita ao Amazonas, prevista para o início de fevereiro, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá encontro com políticos e aliados visando definir ações estratégicas para as eleições de 2022. Lula, que é pré-candidato a presidência, deve chegar a Manaus entre os dias 4 e 5 de fevereiro, após uma viagem que fará ao México. Os detalhes sobre sua agenda na capital, que deve durar dois dias, ainda não foram divulgados.
O que se sabe até então é que a visita incluirá reuniões políticas internas com grupos aliados (especialmente esquerda e progressista), até o pontapé para as comemorações de 42 anos do Partido dos Trabalhadores. Lula também participará de um almoço a convite do senador Omar Aziz (PSD), que deve apoiar o petista nas eleições deste ano.
A vinda do ex-presidente foi confirmada pelo presidente estadual do PT no Estado, deputado Sinésio Campos. O parlamentar ressaltou que a visita de Lula será uma prévia e não uma agenda macro, por enquanto. E garantiu que a visita, mesmo sendo uma rápida passagem, já está causando movimentação na classe política amazonense.
“A visita do Lula está causando alvoroço em muitas lideranças locais, que querem ter uma conversa com ele. Ainda não pensamos na comemoração dos 42 anos do PT, mas a vinda do Lula a Manaus é um bom momento, já que a sede mais moderna do PT no Brasil é a do Amazonas. De repente, o presidente pode fazer uma visita e cantar os parabéns dos 42 anos, tudo é possível”, afirmou o deputado.
Campos ressaltou que o Amazonas sempre esteve na rota do ex-presidente Lula, mas afirmou que a agenda do ex-presidente ainda não está totalmente definida.
“O Lula está com saudades da nossa caldeirada de tambaqui e do Amazonas. Quando foi presidente, esteve aqui 13 vezes e não vinha para passear, mas trazer investimentos inaugurando conjuntos habitacionais, programa Luz Para Todos, ponte sobre o Rio Negro, Arena da Amazônia e, se observarmos, a vinda dele nunca foi para fazer entrega de uma pinguela de madeira lá na Cabeça do Cachorro”, alfinetou Sinésio ao se referir à inauguração de uma ponte de madeira inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro (PT) no ano passado em São Gabriel da Cachoeira.
Visita – A última visita de Lula à capital Amazonense estava prevista para ocorrer entre outubro e novembro de 2020, porém por conta de agendas internacionais ele adiou a vinda. Além de Manaus existe a previsão de Lula passar pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Coari e Manacapuru. O que não foi divulgado até então.
De acordo com informações confirmadas por aliados do presidenciável, Lula virá ao Amazonas com o compromisso de continuar seu apoio ao Estado, solidarizar-se com as famílias vítimas do COVID-19 e com profissionais de Saúde que atuaram na linha de frente do combate a Pandemia.
Ele também quer fortalecer o diálogo pela garantia da Zona Franca de Manaus em encontro com aliados e possivelmente representantes do setor no Estado.
A agenda da programação ainda será divulgada pela assessoria do ex-presidente Lula nos próximos dias.
— —
Da Redação com informações do Portal o Poder
Foto: Divulgação