A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) deve continuar afastada das agendas políticas mesmo após o recesso de final de ano. A parlamentar, que oficialmente cumpre tratamento de saúde em razão de uma doença autoimune rara, estaria bastante debilitada e, por isso, sem condições físicas de participar de qualquer atividade política, ainda que de forma remota.
Sua participação mais recente, após mais de quatro meses ausente, ocorreu na última sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), dia 16/12, quando Nejmi votou de forma remota pela aprovação da LOA 2022. Sua participação foi anunciada pelo presidente Roberto Cidade (PV), no entanto, a transmissão da TV Aleam não mostrou a deputada.
Nos bastidores da política e da sociedade ganha cada vez mais eco a declaração do senador Omar Aziz (PSC), feita em 23/11, que Nejmi continua em tratamento de saúde, mas que “está muito difícil”. A assessoria de imprensa de Nejmi Aziz não respondeu a nenhuma das diversas tentativas de contato para saber mais detalhes sobre o estado de saúde da deputada.
O período máximo que um parlamentar pode ficar afastado, segundo regimento interno da Aleam, é 120 dias.
Aleam – Em 31 de dezembro de 2020, por ser a primeira suplente da Coligação “Amazonas com Segurança I” (PSD, PRB e DEM), Nejmi Aziz tomou posse como deputada estadual, com mais de 19 mil votos nas eleições de 2018. A ex-primeira dama do Amazonas herdou a vaga na Aleam deixada por Augusto Ferraz (DEM), que foi eleito prefeito de Iranduba.
— —
Da Redação
Foto: Alberto César Araújo/Aleam