Após sofrer uma tentativa de ataque hacker, a Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) retirou os portais do ar para verificações de segurança. Quem tenta abrir qualquer uma das páginas oficiais do município dá de cara com a mensagem “o portal está em manutenção”.
Conforme nota oficial da Prefeitura de Manaus, a previsão da SubTI é que até 13h desta segunda-feira, 12/12, todos os sites estejam restabelecidos. A tentativa de ataque e a consequente retirada do ar dos sites do município atrapalham os atendimentos ofertados pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), pela Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), bem como outros serviços de uso comum e diário pela população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os serviços on-line referentes à campanha de vacinação contra a Covid-19 não foram afetados pela tentativa de ataque de hackers aos portais da prefeitura.
Os acessos ao Imuniza Manaus, ao Vacinômetro e ao Filômetro estão normais, bem como o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), criado para registro de todas as informações sobre a campanha, criados pela Semsa, ficam hospedados em locais separados dos sites da prefeitura.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI), informa que os portais da prefeitura sofreram tentativas de ataque. Por esta razão, a SubTi retirou todos do ar para verificações de segurança. A previsão da SubTI é que até 13h todos os sites estarão restabelecidos.
— —
Foto: Divulgação