A defensora pública Carol Braz foi convidada para ser candidata ao governo do Amazonas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas Eleições de 2022. O convite partiu do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, que esteve em Manaus na última quinta-feira, 2/12. Ao Portal O Convergente, Carol disse está honrada com o convite, mas o foco dela no momento são demandas da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), dentre elas a conclusão do curso Defensoras Populares, e só a partir do ano que vem que irá começar a pensar no movimento político.
Além de Carol, Carlos Lupi também convidou o ex-deputado estadual e ex-secretário de Educação, Luiz Castro (Rede) para se filiar ao partido e disputar uma vaga no Senado Federal ano que vem. Luiz Castro, que ainda chegou a ser anunciado pelo Rede Sustentabilidade, foi candidato a senador em 2018, e obteve 581.553 votos em todo o Estado. Desses, cerca de 80% foram conquistados em Manaus.
Ao O Convergente, Carol Braz foi enfática em dizer que, no momento, o foco dela é a final do prêmio Innovare, realizado nesta terça-feira, 7, onde o projeto “Órfãos do Feminicídio”, é um dos finalistas, e que também precisa concluir a primeira edição do curso Defensoras Populares, com término previsto no dia 14 deste mês. Os dois projetos são desenvolvidos pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da DPE-AM, onde Carol Braz é coordenadora.
“O presidente Lupi mostrou muito respeito pela região Norte, pelo nosso Estado do Amazonas vindo aqui pessoalmente para fazer esse convite. Foi um convite pra mim, para o governo, e para o Luiz Castro, para o cargo de senador. Eu estou honrada com esse convite, mas até dezembro eu preciso concluir o curso das Defensoras Populares para que eu possa realmente pensar nessa questão política. Hoje o meu foco é participar da final do prêmio Innovare e concluir, no dia 14, o curso das Defensoras Populares. A partir do ano que vem a gente pode começar a pensar nesse movimento político. Ele fez o convite e eu vou definir no final do mês, depois de consultar a família e as minhas bases”, disse Carol Braz.
Câmara Federal – A direção do PDT também confirmou o nome do presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão como candidato a deputado federal. Hissa já tinha deixado claro o interesse em concorrer a uma vaga para a Câmara dos Deputados em 2022. “O Hissa vai liderar a chapa que disputará a eleição para a Câmara”, disse Lupi.
—
Por Lana Honorato
Foto: Divulgação