A poucas horas da eleição suplementar em Coari que vai definir o próximo prefeito e vice-prefeito da cidade, a juíza responsável pelo pleito, Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo falou ao Portal O Convergente sobre a preparação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM).
Conforme a juíza, apesar do curto período disponível para a preparação, está tudo pronto para a realização da eleição suplementar em Coari.
“O TRE disponibilizou vários servidores da capital, muito competentes em suas diversas áreas de atuação, para ajudar na organização e fiscalização do pleito. Contamos com a colaboração das polícias Civil, Militar e Federal, Batalhão de Choque, além da atuação do Exército”, afirmou.
A juíza do pleito informou ainda que já foi realizada a auditoria nas urnas, bem como feito o lacre de todas elas na presença de representantes de todas as coligações e candidato independente.
“As urnas já foram auditadas, lacradas na presença de representantes de todas as coligações e candidato independente, e as das seções no interior já estão a caminho, devido à distância. Nossa expectativa é de que tenhamos um pleito organizado, equilibrado, com atuação contínua e eficaz por parte do TRE, mais especificamente da 8a Zona Eleitoral”, finalizou.
Concorrem na eleição suplementar de Coari os candidatos: Robson Tiradentes Junior (PSC), Keitton Pinheiro (PP), José Henrique Oliveira (PL) e Aldemir Almeida Mitouso (PSB).
Votação – A votação que irá definir quem comandará a Prefeitura de Coari pelos próximos três anos ocorre neste domingo, 5/12. A previsão do TRE/AM é que 49.702 pessoas aptas a votar compareçam nas 183 sessões eleitorais, que funcionarão na sede do município e nas comunidades próximas, a partir das 7h.
A votação termina às 17h e, segundo o órgão eleitoral, se não houver qualquer problema na transmissão dos votos de locais de difícil acesso, os resultados deverão ser divulgados oficialmente uma hora após o encerramento do pleito.
Segurança – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) enviou para Coari 140 policiais militares para reforçar o esquema de segurança durante a eleição suplementar no município, conforme o general Mansur.
Os policiais permanecerão em Coari até a apuração da eleição. Além disso, o secretário Mansur garantiu que a Polícia Civil também aumentará o número de policiais no município para receber possíveis denúncias de crimes eleitorais, que, caso ocorram, serão enviadas para avaliação pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
— —
Por Michele Gouvêa
Fotos: Divulgação / Ilustração Marcus Reis