A Câmara Municipal de Manaus (CMM) divulgou na última sexta-feira, 12/11, o valor do pregão nº 017/2021 que foi reaberto para contratação de empresa especializada em sistema fechado de televisão digital e controle de acesso à sede por R$ 489.600 mil. O presidente da Casa, David Reis (Avante) havia suspendido a licitação após polêmicas envolvendo o “puxadinho milionário” e o aluguel de 41 picapes por oito mil cada.
Conforme a publicação, o certame foi aberto para: “Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de instalação e manutenção preventiva e corretiva do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) digital (DVR), Sistema de Controle de Acesso Externo e Sistema de Alarme de Intrusão Externo, com o fornecimento de peças, equipamentos e insumos, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Termo de Referência e seus anexos”.

A empresa Plug Engenharia e arquitetura Sustentável Eireli, CNPJ 37.174.285/0001-97, do empresário Rodrigo Learth Junqueira, com localização na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus irá receber, por mês, conforme o contrato o equivalente a R$ 40.800.
CFTV – O Circuito Fechado de Televisão é um dos principais serviços relacionados à segurança residencial e comercial. O funcionamento do serviço é composto por um sistema de câmeras, cujas imagens ficam disponíveis em uma TV, por meio de um aparelho chamado de DVR ou Stand Alone. Dependendo da tecnologia disponível, o sistema também pode ser configurado para disparar alarmes, fazer o reconhecimento facial, possibilitar acesso remoto (via Smartphone) e outras diversas funções.
Confira documento:
Reabertura de processo – Outra licitação de serviço de segurança da Casa Legislativa foi para a contratação de empresa especializada para a prestação se serviços contínuos de manutenção preventiva e corretiva de sistemas de combate a incêndios. Esse pregão é mais uma das suspensas à reboque de outras licitações polêmicas publicadas pela Casa. O documento não informa valores e nem tempo de vigência do contrato.
Em junho deste ano, a Câmara de Manaus chegou a divulgar o processo licitatório (Pregão Presencial nº 010/2021) que tratava da mesma contratação, mas ele foi cancelado para “adequação no Termo de Referência e no Edital”.
De acordo publicação no Diário Oficial da CMM, a empresa dará suporte na manutenção dos equipamentos de combate a incêndios, sistema de detecção de fumaça, recarga e pintura dos extintores, testes hidrostáticos das mangueiras, hidrantes e fornecimento e substituição de equipamentos, peças e acessórios de todo o sistema de combate a incêndio nas dependências da Casa Legislativa.
Simulação – Recentemente, vereadores e funcionários da CMM foram evacuados do prédio após escutarem uma forte explosão e sentirem cheiro de pólvora. Os colaboradores foram orientados pela Brigada de Incêndio da Casa a ficarem do lado de fora do prédio enquanto faziam a vistoria.
No momento do ocorrido estava sendo realizada uma Tribuna Popular sobre Novembro Azul, que foi encerrada imediatamente pelo vereador Mitoso (PTB), que presidia os trabalhos. Testemunhas disseram sentir cheiro de pólvora e especularam se tratar de uma bomba caseira. Conforme um Bombeiro Civil, que esteve do lado de fora para tranquilizar funcionários e vereadores, se tratou de uma simulação.
_ _ _
Da Redação