28.3 C
Manaus
sábado, setembro 7, 2024

Encontro da Associação de Controle Público do Mercosul será sediado pelo TCE-AM, em 2022

O anúncio foi feito durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que está acontecendo em João Pessoa (PB). A candidatura para que o evento seja realizado em Manaus foi proposta pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, que também foi agraciado com a Medalha de Mérito Rui Barbosa, concedida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB)

Por

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediará o 2º Encontro da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), em 2022. O anúncio foi feito pelo presidente da ASUR, conselheiro Marcos Peixoto, durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em João Pessoa (PB). Na reunião dessa terça-feira, 9/11, o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, recebeu a Medalha de Mérito Rui Barbosa. A honraria é concedida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

A candidatura para que o evento seja realizado em Manaus foi proposta pelo presidente do TCE-AM, e aprovada de forma unânime pelo Conselho da ASUR em reunião conjunta do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas e do Conselho dos Procuradores Gerais de Contas.

“Trazer a rede de controle da América do Sul, para dentro do nosso Amazonas, representa muito para nós. Com a competência que a ASUR tem para intervir em atividades de controle da comunidade nos tornaremos ponto de referência para outros países”, afirmou o presidente Mario de Mello durante o 2º CITC, na Paraíba.

O presidente da ASUR destacou que a unanimidade por Manaus tem muito a dizer e traduz a importância que a Amazônia tem para os países do Mercosul. A data prevista para a realização do evento será entre maio e junho de 2022.

“Teremos a participação de conselheiros de todos os países que integram o Mercosul na discussão de temas relevantes para Amazônia, para os Tribunais de Contas e para a nossa entidade. O evento também marcará um período de renovação e transformação, o pós-pandemia, onde também vamos definir a adoção de mecanismos neste novo mundo. Com certeza será um momento especial”, destacou o conselheiro Marcos Peixoto, agradecendo o apoio do presidente Mario de Mello.

Condecoração – Ao comentar sobre a homenagem recebida, o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, destacou a responsabilidade de estar à frente da Corte de Contas.

“Receber esta honraria nos incentiva a redobrar os nossos esforços, fazer mais para cumprir a cada novo dia e, cada vez melhor, a nossa missão constitucional como órgão de controle, de auxiliar o legislativo. A Medalha Rui Barbosa é um padrão de honra e uma enorme responsabilidade”, destacou o presidente Mario de Mello.

A Medalha do Mérito Rui Barbosa é concedida a pessoas com atuações significativas nos Tribunais de Contas do país. Segundo o IRB, sem o trabalho dos homenageados, incluindo do conselheiro Mario de Mello, não seria possível cumprir a missão institucional de “promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”.

O Congresso Internacional dos Tribunais de Contas segue até a próxima sexta-feira, 12/11. O evento está acontecendo na modalidade híbrida, com número limitado de participantes no formato presencial.

Fotos:

— —

Da Redação com informações do TCE-AM

Fotos: Ana Cláudia Jatahy

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -