31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ministro da Saúde lança mobilização contra malária e acompanha ações de combate à pandemia

O ministro veio ao Estado fazer parte da mobilização social de educação em saúde "Brasil Sem Malária", realizada em alusão ao dia de combate à doença nas Américas

Por

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Manaus no último fim de semana e participou de uma série de eventos com o governador Wilson Lima (PSC), onde destacou os avanços alcançados pelo Governo do Amazonas nas ações voltadas à pandemia e na descentralização dos serviços de alta complexidade no Estado. O ministro veio ao Amazonas fazer parte da mobilização social de educação em saúde “Brasil Sem Malária”, realizada em alusão ao dia de combate à doença nas Américas.

A ação promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas  Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) teve como iniciativa sensibilizar a população sobre os perigos da malária, além de educar sobre as principais medidas de prevenção, controle e eliminação da doença.

Manaus foi escolhida para abertura da campanha devido os altos índices da doença na região, já que a capital está entre os 37 municípios que mais contribuem com a carga da doença no Brasil. Só o Amazonas registrou 58,9 mil casos autóctones de malária, quando a transmissão ocorre no mesmo local, em 2020. O que representa 41,1% dos casos registrados no país.

“O Brasil, nos últimos tempos, de maneira inquestionável tem avançado. Sobretudo em relação as ações de saúde no combate à malária. E hoje, nós assistimos como podemos evoluir de maneira sustentável nesse objetivo. Através da educação, por exemplo, das nossas crianças, através do investimento em ciência e tecnologia, para propiciar um diagnóstico precoce e as medidas terapêuticas adequadas. Também nas ações de vigilância em saúde, para que consigamos reduzir a questão do vetor que transmite a malária. E com a ajuda de todos vocês, nós vamos erradicar a malária de uma vez por todas no nosso País”, ressaltou Queiroga.

Parceria – No evento, o ministro ressaltou a parceria do Governo Federal com o Amazonas durante os períodos mais agudos da pandemia, com o envio de testes rápidos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), usinas de oxigênio e outros insumos. Além do reforço com profissionais de saúde.

“Em relação à pandemia de Covid-19, o Amazonas foi afetado na primeira onda e, sobretudo, na segunda onda, em face da variante Gama. O Governo (Federal), esteve aqui dando suporte à atenção primária e especializada, alocando recursos, abrindo leitos de Terapia Intensiva em hospitais de campanha, dando suporte na época em que houve problema de desabastecimento de oxigênio”, disse o ministro.

Queiroga também elogiou o empenho do Estado na interiorização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), como os 11 leitos de UTI que foram instalados em Parintins no dia 15 de outubro.

“Hoje, a ação do Governo Wilson Lima, em parceria com o Governo Federal, já começa a ampliar a atenção especializada em saúde fora da cidade de Manaus. São 11 leitos de UTI na cidade de Parintins e essas ações vão continuar, porque o povo do Amazonas merece a saúde com direito social e esse é um dever que nós temos como gestores públicos”, observou Marcelo Queiroga.

O atendimento de alta complexidade no interior do Amazonas é um marco histórico para o Estado, que antes tinha os serviços concentrados na capital, Manaus. Após a inauguração, o Hospital Jofre Cohen, em Parintins, recebeu os primeiros pacientes de UTI no dia 21 de outubro.

Agenda em Manaus – Além da participação na mobilização social de educação em saúde “Brasil Sem Malária”, ocorrida no sábado, o ministro Marcelo Queiroga, também conheceu a estrutura do novo Hospital do Sangue, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), que está em fase final de construção.

Além disso, e ele e o governador visitaram, ainda, um dos cinco pontos de imunização onde o Governo do Amazonas realiza a busca ativa para a vacinação contra a Covid-19 em shoppings centers, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a doença no estado.

A ação ocorreu no sábado, 06/11, e domingo, 07/11, e será estendida nós próximos finais de semana onde as equipes de saúde estarão em cinco centros de compras da cidade para aplicação de primeira e segunda dose em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para quem tem a partir de 50 anos e trabalhadores de saúde.

“A gente tem tido uma resposta muito significativa das pessoas, uma vez que nós temos em torno de 160 mil pessoas que não tomaram a primeira dose e 250 mil que não tomaram a segunda dose. Elas começam a procurar esses postos de vacinação, a gente já está se aproximando, neste curto tempo, de quase mil doses aplicadas”, disse o governador.

A adesão à vacina é a principal estratégia para que o Amazonas não tenha um número elevado de casos e óbitos pela doença.

“As vacinas são a esperança para pôr fim ao caso pandêmico da Covid-19. Essa doença já causou muita infelicidade para nós. Vocês aqui de Manaus, do Amazonas, sabem muito bem o que essa doença pode causar. Mas tem nos dados exemplos, da solidariedade do seu povo, da capacidade dos seus profissionais de saúde, da responsabilidade e respeito dos seus gestores públicos”, disse Queiroga durante a presença em um dos pontos de vacinação que visitou com o governador no sábado.

Vacinação –  A ação Vacina Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a FVS aconteceu em cinco shoppings: Manauara Shopping, Shopping Ponta Negra, Sumaúma Park Shopping, Shopping Grande Circular e Amazonas Shopping. Sendo que p ponto de imunização do Amazonas Shopping foi transferido, no domingo, 7, para o Manaus Plaza Shopping.

A ação, que teve início neste final de semana, segue nos dias 11, 12, 13 e 14 e 18, 19, 20 e 21 de novembro. De quinta a sábado, o horário será das 11h às 21h e aos domingos das 14h às 21h.

Para a ação, todos os tipos de imunizantes enviados ao Amazonas serão utilizados pelos profissionais de saúde. As equipes formadas por um triador, dois registradores, dois vacinadores e um coordenador estão nos pontos para receber a população.

— —

Da Redação com informações da assessoria

Fotos: Diego Peres e Lucas Silva/Secom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -