O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, participou, nesta quinta-feira,4/11, de uma reunião junto ao herdeiro do trono britânico, príncipe Charles. O encontro integra a agenda do Amazonas na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia.
O encontro, que ocorreu no Kelvingrove Art Gallery and Museum, teve a finalidade de lançar o Fórum de Investidores “Race to Zero” SMI-Brasil, que integra a Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI).
Taveira representou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no encontro, que também teve a participação do secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça.
Para o secretário, o encontro marca o protagonismo no Amazonas no combate às mudanças climáticas. “Estamos muito felizes em fazer parte dessa campanha para reduzir as emissões no estado do Amazonas. Recentemente, também recebemos a aprovação para aderir à Coalizão Leaf. Essas conquistas significam que o Amazonas está ocupando espaços de protagonismo no combate às mudanças climáticas”, afirmou.
No evento, o príncipe Charles liderou uma discussão estratégica com onze governadores e dez prefeitos brasileiros que se comprometeram com a campanha Race to Zero. A ação, que em português significa Corrida ao Zero, reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050.
A ação, organizada pelo secretariado de mudanças climáticas das nações unidas é um dos principais temas da COP26.
Os principais tópicos discutidos no encontro foram os desafios e oportunidades relacionados às mudanças climáticas no Brasil, incluindo projetos de infraestrutura com potencial de colaborar no compromisso assumido para a campanha.
“Temos pouco tempo para encontrar uma solução viável para equilibrar conservação ambiental e redução da pobreza. Os países ricos em biodiversidade costumam estar entre os mais pobres. Assumimos um compromisso ambicioso de reduzir as emissões. Ao mesmo tempo, teremos que encontrar, com a mesma velocidade, soluções para reduzir a pobreza, especialmente em pequenas comunidades rurais, povos indígenas e comunidades tradicionais”, completou Taveira.
Na ocasião, também foi lançado o Fórum Governors for Climate (Governadores para o Clima), iniciativa do Centro Brasil no Clima para atrair financiamento para projetos de infraestrutura sustentável para os estados participantes.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Sema