Três partidos marcaram para este sábado, 30/10, as convenções partidárias que irão referendar os nomes dos candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito na eleição suplementar de Coari, marcada para o dia 5/12. A realização de convenções segue o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no início da semana.
Os nomes mais cotados para concorrer ao pleito são de Keitton Pinheiro (PSD), que além de ser primo do ex-prefeito Adail Pinheiro Filho (PP) foi seu vice nas últimas eleições; o do empresário Robson Tiradentes Júnior (PSC), que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2020 e do empresário José Henrique de Oliveira Freitas, (PL), o Zé Henrique.
Os três candidatos programaram suas convenções para este sábado, às 18h, em locais distintos. A iniciativa vai ajudar os partidos a medirem o apoio popular os seus candidatos. Nas redes sociais, desde o início da semana, é possível observar postagens dos pré-candidatos e de apoiadores com uma série de ações para conquistar o eleitor.
O ex-prefeito Adail Pinheiro, que teve a candidatura cassada no processo de determinou novas eleições no município, não tem medido esforços para apoiar o primo na divulgação de realizações da gestão que tinha Keitton como vice-prefeito.
Paródia – Em sua postagem mais recente, Adail e Keitton satirizam opositores com uma paródia musical. Na publicação, os dois aparecem dançando em um vídeo intitulado: “QUANDO O CONTRÁRIO PEDE OUTRA ELEIÇÃO SABENDO QUE VAI PERDER”. Além da frase fixada no vídeo, a publicação diz que o contrário quer uma nova eleição para enganar empresários já que sabe que vai perder.
O vídeo, que faz referência ao opositor Robson Tiradentes, também foi compartilhado por vários apoiadores de Keitton em suas redes sociais e tem uma série de comentários. A maioria em apoio a sua candidatura e à família Pinheiro.
Confira o vídeo:
Veja as imagens:
Apoios – Já Tiradentes tem usado as redes sociais para enaltecer seus apoiadores políticos. Vídeos gravados ao lado dos deputados federal Marcelo Ramos (PL) e estadual Sinésio Campos (PT) falam sobre o apoio ao candidato e convocam os moradores de Coari a participarem da convenção partidária do partido de Tiradentes.
Principal opositor da família Pinheiro, Tiradentes também tem divulgado pesquisas eleitorais atestando que seu nome tem sido apontado como o vencedor na eleição suplementar. As pesquisas são contestadas pelos Pinheiro e tem gerado troca de farpas entre os apoiadores de ambos nas redes sociais.
Confira:
Terceira via – Enquanto Tiradentes e os Pinheiro garantem ter vencido a eleição, o empresário Zé Henrique adotou o discurso da terceira via e se coloca como o nome mais viável para romper com a alternância dos Pinheiro na Prefeitura de Coari.
Nas redes sociais, ele e seus apoiadores têm se limitado a divulgar a data da convenção e enaltecer sua vivência no município, e como isso faz dele uma boa opção para ocupar o cargo máximo do executivo municipal.
Confira:
Convenções – Conforme o calendário eleitoral, aprovado pelo TRE, o início das convenções partidárias poderia iniciar já nesta sexta-feira, 29/10, porém os partidos decidiram por oficializar seus candidatos apenas no sábado.
O PSC vai oficializar a candidatura de Robson Tiradentes Júnior, às 18h, na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril, rua do Contôrno, bairro Duque de Caxias.
Já o Progressista vai anunciar a candidatura de Keitton Pinheiro, às 18h, no Ginásio Municipal Professor Geraldo Granjeiro, Rua 2 de Dezembro, bairro Tauá Mirim.
O Partido Liberal vai oficializar a candidatura do empresário Zé Henrique, às18h, no Ginásio Natanael Brasil, rua Pedro Américo.
Os partidos podem realizar convenções até a próxima terça-feira, 2/11.
Eleições – Pelo calendário do TRE, os partidos políticos e coligações podem solicitar o registro de candidatura de seus candidatos impreterivelmente, até às 19h do dia 5 de novembro. Prazo final para a solicitação junto à Justiça Eleitoral.
Já a propagada eleitoral poderá ser feita a partir do dia 6 de novembro, não sendo permitida a realização da mesma por meio de rádio e televisão. Sendo permitido a divulgação apenas dois dias antes do pleito, no caso de propaganda feita na internet.
Os ganhadores do pleito, marcado para 5 de dezembro, tem até dia 17/12 para serem diplomados no TRE.
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis