29.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Prefeitura lança ‘Tarifa Social Manauara’, que irá beneficiar 500 mil pessoas de baixa renda

Estão inclusos no benefício as pessoas cadastradas pela Semasc, consideradas de baixa renda, e que consomem até 15 metros cúbicos de água por mês.

Por

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta sexta-feira, 22/10, o lançamento da “Tarifa Social Manauara”, que irá beneficiar mais de 500 mil pessoas de baixa renda, que receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto, tornando Manaus, a capital com mais tarifa social per capita do país.

“Nós estamos avançando, em menos de um ano da nossa gestão, o que não se avançou em 20 anos do contrato de concessão com a Águas de Manaus, em relação à tarifa social. Saindo de um cadastro de 54 mil famílias, e ampliando até o fim do ano, para que esses usuários cheguem a 100 mil famílias ou 500 mil pessoas. Nós, o poder concedente, ficamos felizes com essa conquista, porque a população ganha, e vamos beneficiar mais famílias. Esse é um dos presentes para nossa cidade, nesses 352 anos”, enfatizou o prefeito David Almeida.

O anúncio aconteceu após reunião, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus, com a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes, representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), e da empresa Águas de Manaus.

“Nós estamos, neste momento, formalizando e entregando o cadastro único de 100 mil famílias, para que elas possam ser inseridas nessa tarifa social, e essas pessoas sejam beneficiadas. Manaus é a cidade per capita com maior percentual de tarifa social. Nós estamos felizes porque estamos conquistando isso com menos de 10 meses da gestão”, disse o prefeito.

Critérios –“Em todo o país, a tarifa social contempla famílias em situação de vulnerabilidade, que consomem até 10 metros cúbicos por mês e em Manaus, serão contempladas quem consome até 15 metros cúbicos. Com isso, teremos mais famílias sendo beneficiadas, o que é muito importante diante dessa situação de grave crise econômica e social que vivemos atualmente”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Estão inclusos no benefício as pessoas cadastradas pela Semasc, consideradas de baixa renda, e que consomem até 15 metros cúbicos de água por mês. Para que a Tarifa Social Manauara fosse possível, um comitê de implementação e aceleração foi criado, formado pela Semasc, Ageman, Águas de Manaus e UGPM – Água. Foram realizadas mais de 180 mil visitas domiciliares em seis meses, principalmente nas zonas Leste e Norte.

“É por determinação do prefeito David Almeida, o lançamento da Tarifa Manauara, um presente para a cidade, é um benefício para a população, quanto à facilidade e efetivação dessa tarifa. Vamos crescer de 54 mil para 100 mil beneficiários, em menos de 10 meses, com 50% de desconto, a melhor tarifa social do Brasil. É um benefício para o usuário, hoje com dificuldade de pagamento, que vai poder pagar sua conta com 50% de desconto, e com 15 metros cúbicos por mês”, salientou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A Ageman será responsável pela fiscalização da concessão do benefício e acompanhamento da inclusão das famílias no sistema da tarifa social, além da fiscalização do fornecimento da água tratada.
— — —

Com informações da assessoria de comunicação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -