30.3 C
Manaus
sábado, dezembro 21, 2024

PF faz buscas e toma depoimento de ex-estagiária de Lewandowski apontada como ‘informante’ de blogueiro bolsonarista

As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do inquérito das fake news.

Por

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, 7/10, mandado de busca e apreensão contra a ex-estagiária do gabinete ministro Ricardo Lewandowski tratada como ‘informante’ pelo blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Além de ter seu endereço vasculhado pelos investigadores, Tatiana Garcia Bressan foi intimada a prestar depoimento. As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do inquérito das fake news.

As diligências estão relacionadas às mensagens obtidas pela Polícia Federal em que Allan diz a ex-estagiária de Lewandowski: ‘Fique como nossa informante lá’. Tatiana Garcia Bressan, que atuou no gabinete do ministro entre julho de 2017 e janeiro de 2019, responde: ‘Será uma honra. Estou lá’.

As conversas entre Allan e Tatiana tiveram início em outubro de 2018 e se estendem até março de 2020. O primeiro diálogo foi iniciado por Tatiana, que buscou contato com Allan porque tinha interesse em trabalhar com a deputada bolsonarista Bia Kicis. As conversas foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmados pelo Estadão.

De acordo com a PF, a ex-estagiária de Lewandowski é ‘suspeita de envolvimento nos fatos investigados’ no inquérito que se debruça sobre ‘notícias falsas, denunciações caluniosas, ameaças e infrações que podem configurar calúnia, difamação e injúria contra os membros do Supremo e seus familiares’.

O inquérito das fake news é apenas uma das investigações que tramitam junto ao Supremo Tribunal Federal e são sensíveis ao Planalto. O próprio presidente Jair Bolsonaro é alvo das investigações, em petição que tramita ligada ao inquérito principal e mira os ataques e ameaças do chefe do Executivo às urnas eletrônicas.

Nas investigações que miram aliados do presidente, Allan dos Santos é ‘figurinha carimbada’. Em setembro de 2020, o Estadão mostrou que mensagens apreendidas pela PF revelavam a interlocução do bolsonarista com assessores do presidente. Em um dos diálogos, o blogueiro sugere ‘intervenção’ das Forças Armadas.

— —

Com informações O Estado de S.Paulo

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -