Está confirmada a realização de atos contra o governo Bolsonaro neste sábado, 2/10, em Manaus e Presidente Figueiredo. O movimento intitulado #Dia2ForaBolsonaro deve ocorrer em mais de 200 cidades no Brasil e no exterior, conforme a Central Única dos Trabalhadores (CUT), um dos organizadores do ato. Em Manaus, o #Dia2ForaBolsonaro será realizado no Praça da Saudade, Centro, às 15h.
Os protestos puxados por movimentos de esquerda, entre eles PT, PCdoB e Psol, serão amplos e terão adesão de vários setores da sociedade civil que entendem, conforme os organizadores, que a situação do país com Bolsonaro se tornou insustentável.
Entre as reivindicações, os grupos pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e providências relacionadas as situações econômica, social e política. O aumento no valor dos combustíveis, desemprego, fome e privatização são alguns dos pontos destacados pelos organizadores dos atos.
Outro assunto colocado em pauta pelo movimento é a Proposta de Ementa à Constituição 32/20 (PEC), que trata sobre a reforma administrativa e, conforme os movimentos contrários ao presidente, pode gerar uma série de danos aos trabalhadores caso seja aprovada. A PEC está em tramitação no plenário da Câmara dos Deputados.
Outra mobilização – Em menos de 30 dias esse é o segundo movimento contrário ao presidente da república. No dia 12 de setembro, um ato promovido por movimentos de direita e organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), ocorreu em várias cidades do Brasil. Em Manaus a adesão foi tímida.
A expectativa dos organizadores para este sábado, #Dia2ForaBolsonaro, é que milhares de pessoas participem dos atos tanto no Brasil como nas cidades de Nova York, Lisboa e Barcelona. A previsão da CUT é que no exterior os atos ocorram em pelo menos 29 cidades.
Os atos estão sendo organizados pela CUT, demais centrais sindicais, pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entidades que fazem parte da Frente Nacional Fora Bolsonaro.
A convocação tem sido reforçada pela mobilização de partidos de oposição ao governo que formaram uma frente unificada que estará mobilizada para os próximos atos.
Além do dia 2 de outubro, uma nova manifestação está sendo organizada e deve ocorrer no dia 15 de novembro, conforme informações divulgadas pelos representantes da CUT.
Confira algumas postagens sobre o ato:
— —
Por Izabel Guedes com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis