27.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

CPI da Amazonas Energia é instalada na Assembleia Legislativa

Nesta quinta-feira, 2/9, serão feitos os esclarecimentos quanto à condução das atividades da CPI, com a leitura dos partidos e dos blocos partidários que devem conduzir os trabalhos da comissão

Por

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instalou nesta quarta-feira, 1º/9, a CPI da Amazonas Energia. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), leu o documento de admissibilidade da instalação da comissão parlamentar proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT). De acordo com as normas referentes à instalação da comissão, ela será oficializada em 24 horas.

A CPI precisava de pelo menos 8 assinaturas para ser instalada, mas teve mais do que isso. Conforme Roberto Cidade, na sessão plenária dessa quinta-feira, 2/9, às 10h, ele fará os esclarecimentos quanto à condução das atividades da CPI, com a leitura dos partidos e dos blocos partidários.

“Comunico-lhes que nesta manhã proferi a decisão de admissibilidade da CPI destinada a investigar a violação dos direitos básicos dos amazonenses, na prestação dos serviços públicos da Amazonas Energia. Dentro de 24 horas, amanhã, exatamente às 10h10, estarei com a relação dos partidos e dos blocos partidários para instalar a CPI da Amazonas Energia”, informou.

Segundo o presidente, os deputados devem apresentar os nomes até esta quinta-feira para compor o colegiado de líderes, cujo total são cinco. Os nomes são definidos de acordo os blocos partidários, que devem ser informados no prazo estipulado pelo regimento.

“De antemão afirmo que os membros da CPI terão o desafio de fazer um grande trabalho para que o povo não sofra mais com o descaso dessa empresa, que está fazendo nosso povo passar por muitos prejuízos com uma conta de energia absurda”, afirmou.

CPI da Energia – A iniciativa foi aprovada por boa parte dos deputados, que aproveitaram para pontuar alguns problemas relacionados à má prestação de serviço oferecido pela Amazonas Energia. O deputado Sinésio Campos (PT), que foi o propositor da comissão, relembrou a tentativa frustrada de investigação da concessionária pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e reforçou que a sociedade espera uma resposta do parlamento.

“A Câmara Municipal de Manaus ensaiou uma CPI, mas não avançou. Essa concessão perpassa por esse poder. Ela tem um grande apelo que são os apagões que estão acontecendo, a forma como essa empresa foi privatizada, demissões em massa e o sucateamento do interior. Essa empresa é campeã de denúncias no Tribunal de Justiça, no Procon e nesta Casa. Temos aqui algo extremamente urgente. Essa CPI é diferenciada, teve a assinatura de mais de dez parlamentares. Ela é o raio-x da sociedade. O interesse da sociedade está em jogo e o povo está esperando respostas deste parlamento”, destacou.

Um dos parlamentares que assinou a CPI, o deputado Álvaro Campelo (Progressista) parabenizou a iniciativa e disse que assinou o pedido para que se possa, de fato, combater os desmandos praticados pela empresa no Estado.

“Desde a Câmara Municipal de Manaus eu já combato a energia. Até em relação à privatização. Falei em 2017 que a privatização seria prejudicial ao Estado do Amazonas. Porque significava a perda de postos de trabalho, aumento da tarifa de energia elétrica e também precarização dos serviços. O que estamos vendo pode piorar em função da crise hídrica que prejudica demais o Norte do país e o Amazonas”, opinou.

O assunto também foi destacado pelo deputado João Luiz (Republicanos), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam). Conforme ele, a empresa é uma das mais citadas em reclamações feitas à comissão.

“Nós apoiamos a instalação da CPI por ouvirmos a população e acompanharmos de perto, dentro da comissão do consumidor, reclamações diversas. Hoje pela manhã mesmo ouvimos relatos de comerciantes da zona Leste que perderam seus produtos por falta de energia. Vamos recolher nas comunidades relatos para ajudar na comissão. Que nós, que andamos nos municípios e recebemos muitas perguntas e questionamos, possamos com isso dar uma resposta para a população”, finalizou.

Confira imagens da sessão: 

— —

Por Izabel Guedes com informações da assessoria

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -