O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV) anunciou na sessão plenária desta quarta-feira, 25/8, a realização do Primeiro Fórum das Casas Legislativas, que deve reunir deputados estaduais, vereadores e prefeitos dos municípios do Estado.
Conforme o parlamentar, o encontro, que será realizado por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), servirá para unir as lideranças políticas do Estado com o intuito de aprimorar a gestão pública no Amazonas.
“Será um encontro das casas legislativas e a Assembleia está tomando à frente disso. Por meio do CCOTI vamos disponibilizar cursos e outras ideias que estamos estudando. Vamos convidar todos os presidentes de Câmara, vereadores e também os prefeitos dos municípios”, destacou Roberto Cidade.
O presidente da Aleam informou, também, que serão retomadas as ações da Assembleia Itinerante, aonde a estrutura do parlamento vai aos municípios para ver in loco a necessidade da população.
“Sabemos das dificuldades que a população do interior sofre. Levar a estrutura da Aleam aos municípios e poder colher in loco essas demandas é primordial para a melhoria na qualidade de vida da população e por isso, a Assembleia, seguindo todos os protocolos de saúde, voltará com a Assembleia Itinerante”, pontuou.
Transporte hidroviário – Nesta quarta também, a Aleam aprovou o Projeto de Lei 44/2020, que regulamenta o serviço público de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e suas cargas do Amazonas.
A matéria, oriunda de uma Mensagem Governamental, tramitava na Assembleia desde fevereiro do ano passado quando, à época, Cidade presidia a Comissão de Transporte. Neste intervalo, foram realizadas duas Audiências Públicas, onde foram ouvidos os empresários do setor e representantes dos municípios.
Na avaliação do parlamentar, a regulamentação é necessária para garantir emprego e renda aos empresários e melhorias nos serviços oferecidos aos usuários.
“No primeiro biênio eu fui presidente da Comissão de Transporte e trabalhei em cima desse projeto. Esse projeto já veio diversas vezes para a Assembleia em outras legislaturas e não foi aprovado. Desta vez nós abraçamos a causa, assim como toda a Aleam porque precisamos avançar. O Amazonas possui a maioria de seus municípios banhados por rios que interligam todo o Estado. Nossos rios são as nossas estradas. Os barcos são o meio de transporte mais utilizado pelos amazonenses”, destacou.
— —
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Evandro Seixas