Após o recesso parlamentar, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) voltaram à sessão plenária nessa segunda-feira, 2/8. Mesmo distantes 15 dias das atividades de plenário, poucos fizeram questão de prestar contas aos eleitores sobre as atividades do mandato executadas durante a pausa dos trabalhos legislativos. Com 87 projetos em pauta, o assunto que dominou a manhã entre os vereadores foram as homenagens ao ciclista, Saulo Ferreira, que morreu após ser atropelado por um ônibus.
Em respeito ao ciclista, que foi enterrado na tarde do último domingo, 1º/8, os vereadores discursaram sobre que medidas podem ser adotadas para melhor garantir os direitos dos ciclistas. Entre as propostas apresentadas está a criação de um grupo de trabalho voltado para a mobilidade urbana que, conforme o vereador Rodrigo Guedes (PSC), precisa ser priorizada.
“É o 34º ciclista morto nos últimos anos. São 34 famílias destruídas por conta do nosso trânsito. Até quando vamos ter essa invisibilidade dos ciclistas aqui na cidade de Manaus? Se nós formos contabilizar todos os acidentes serão centenas e absolutamente nada é feito. Ainda não houve uma ação efetiva de proteção e garantia de direitos dos ciclistas. A mobilidade urbana nunca foi uma prioridade. Nosso trânsito só vai melhorar quanto a gente parar de priorizar o proprietário do carro particular”, criticou o vereador.
Pedala Manaus – Criada por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Associação Ciclística Pedala Manaus atua de forma voluntária e sem fins lucrativos para o fortalecimento do uso da bicicleta como meio de transporte. De acordo com dados da ONG, desde 2013, 30 ciclistas morreram vítimas da imprudência no trânsito.
“O que aconteceu não foi um acidente. Um ônibus sem manter a distância segura de um metro e meio bateu no ciclista. Infelizmente, ele veio a óbito. É dolorido saber que este evento foi o quarto deste ano. Somente nesse ano nós tivemos quatro óbitos de ciclistas. Somente de sinistro de trânsito foram 18. Esses números parecem pequenos, mas foram 34 famílias que foram atingidas com a perda de entes queridos”, lamentou o vereador Peixoto (PTC).
De forma regularizada, os usuários de bicicleta em Manaus somam 4% da população, de acordo com dados de 2012 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A malha cicloviária da capital é formada por 38 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Já o percentual de pessoas (regularizadas e não regularizadas) que usam a bicicleta como meio de transporte é de 88%.
“Acredito que a gente precisa ter políticas públicas mais concretas voltadas para uma mobilidade ativa melhor, que a gente tenha cada vez mais uma infraestrutura pensada para todos. Manaus está nos últimos lugares da infraestrutura cicloviária. Precisamos de campanhas de conscientização. Eu como ciclista sinto na pele o que falta para a segurança de todos no trânsito”, finalizou Peixoto.
Vacinação – Além da morte do ciclista Saulo Ferreira, outro assunto que repercutiu na casa foi a morte da irmã da vereadora Glória Carrate (PL-AM) por Covid-19. Aos prantos, a vereadora falou sobre a importância do incentivo à vacinação e pediu para que todos os parlamentares incentivem a imunização.
“Nós precisamos alertar a nossa cidade e a população do nosso Estado. Nós, vereadores, precisamos fazer uma campanha para conscientizar as pessoas que elas precisam tomar a vacina. Hoje eu estou sentindo a dor da perda de uma irmã que poderia estar viva, mas faleceu devido a Covid-19”, disse.
_ _ _
Por Juliana Freire
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM